Viveiro high-tech: a tecnologia a favor das florestas de eucalipto

///Viveiro high-tech: a tecnologia a favor das florestas de eucalipto

Viveiro high-tech: a tecnologia a favor das florestas de eucalipto

Viveiro high-tech já é uma realidade aqui no Brasil. Com avanço da tecnologia, ferramentas cada vez mais modernas têm chegado ao campo e otimizado todos os processos da cadeia produtiva. Para gestão de florestas de eucalipto, esses recursos são ainda mais fundamentais e proporcionam diversos benefícios. De acordo com o Relatório Anual da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), de 2020, já são mais de 5,7 milhões de hectares de florestas desse tipo no país. 

Quer mais detalhes sobre esse assunto? Nós, do Blog da INFLOR, preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia a favor das florestas de eucalipto. Continue a leitura para conferir!

Veja também – Big Data na gestão florestal: otimização de processos e resultados

🌲 Viveiro 4.0: conheça as características e vantagens

O viveiro high-tech – também chamado de 4.0 – é um modelo avançado, com automatizações e aprimoramentos em cada etapa do processo de produção de mudas. É baseado em uma nova tecnologia de produção, mais rápida e com menor custo operacional. De acordo com dados da Multi Mudas Brasil, divulgados na Revista Campo e Negócios, na prática, se um colaborador, sem esse recurso, consegue produzir uma média de 80 a 100 mil mudas por ano, ao adotar o modelo altamente tecnológico, poderá produzir 130 mil.

No viveiro automatizado, a produção de mudas apresenta algumas vantagens em relação ao cultivo tradicional. Elencamos as principais: 

🌱 A qualidade das mudas é superior 

💰 O custo de produção é cerca de 25% menor 

📈 A produtividade pode chegar a ser 3 vezes maior 

🌿 Estrutura mais sustentável

👨🏻‍💻 Tecnologia em prol do crescimento do setor florestal

Mesmo com aumento exponencial de rendimento nas últimas décadas, que tornaram o cultivo de eucaliptos fundamentais para a silvicultura brasileira, a indústria ainda encontra espaço para crescer nesse aspecto. Ainda segundo o relatório da Ibá, esse fato se deve, principalmente, à busca constante por melhores métodos silviculturais, além dos investimentos em pesquisa e inovação em prol do campo.

Dados da Ibá também revelam que o setor florestal do Brasil ocupa posição de destaque no mercado mundial e movimenta cerca de 87 bilhões de reais no Produto Interno Bruto (PIB). Todos esses novos recursos tecnológicos que estão sendo inseridos na rotina das florestas de eucalipto, ajudam a manter e potencializar o segmento. 

🖥️ INFLOR Forest: entenda como a ferramenta pode te ajudar

O INFLOR Forest oferece tecnologia completa e exclusiva para o gerenciamento de ativos biológicos. Tem como principais características: sistemas disponibilizados na plataforma WEB para serem acessados de qualquer lugar que tenha conexão à internet, com grande flexibilidade para realizar parametrizações de regras de negócio específicas de sua empresa; e sistemas multi-idioma e multi-usuário, com possibilidade de criação de regras para perfis e credenciais de acessos diferentes e que permitem extração de dados por meio de relatórios, cubos e para planilhas Excel.

 

  • Benefícios do INFLOR Forest:

🔍 Agilidade na coleta de dados no campo;

📲 Eliminação de erros de apontamento, pois os dados são inseridos diretamente no aplicativo;

🗣️ Melhora na comunicação entre escritório e campo;

📉 Antecipação de erros de validação.  

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe para saber mais. Teremos prazer em ajudá-lo. 

Até a próxima!

2021-06-16T15:45:24-03:00

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.