Projeto da INFLOR e Veracel aprimora capacidade de estimativa de produtividade

//Projeto da INFLOR e Veracel aprimora capacidade de estimativa de produtividade

Projeto da INFLOR e Veracel aprimora capacidade de estimativa de produtividade

Projeto da INFLOR e Veracel
aprimora capacidade de estimativa de produtividade

Em um cenário de incertezas climáticas, a obtenção de estimativas confiáveis da produtividade futura dos plantios é um dos grandes desafios das empresas florestais. Nesse sentido, o uso de modelos baseados em processos tem se mostrado uma importante ferramenta para o entendimento tanto do risco climático como também do efeito de práticas silviculturais sobre o crescimento. Uma parceria entre a INFLOR e a Veracel permitiu a construção de uma solução customizada que integra informações de solo, clima, material genético e manejo, com o objetivo de atender a demanda da empresa sobre o entendimento do crescimento de suas florestas.

Baseado no Modelo 3PG (Physiological Principles Predicting Growth, Landsberg and Waring, 1997), a Veracel deu um passo além, parametrizando as equações do modelo às suas condições, em um projeto batizado de 3EV, (Modelo Ecofisilógico Espacializado do Eucalyptus na Veracel); e a INFLOR implementou a solução computacional e integrou esse modelo ao software de gestão INFLOR Forest, facilitando o acesso à informação.

Modelo Ecofisiológico Especializado
do Eucalipto Veracel

Carlos Toloza, consultor da INFLOR que atuou no desenvolvimento da solução, explica que a ferramenta permite estimar a produtividade que os plantios teriam nos mais diferentes cenários climáticos, identificando potenciais de produtividade e os impactos do clima na produtividade dos plantios atuais. Uma outra importante aplicação da ferramenta é simular a produtividade em áreas potenciais para expansão sem histórico de inventários florestal.

Ainda de acordo com Carlos Toloza, como a ferramenta trabalha com uma resolução muito detalhada – “pixels” de 30m x 30m – são geradas imensas quantidades de dados, o que motivou a criação de ferramentas para facilitar o manuseio da informação e permitir identificar padrões e obter insights. “Considerando a escala, o acoplamento de várias fontes de dados internas e externas e o valor final gerado, podemos dizer que o 3EV já está na era do Big Data”, concluiu ele.

A informação sempre foi grande aliada da pesquisa e planejamento florestal e quanto mais exatidão oferece, mais confiáveis são os resultados. É isso que a solução 3EV vem oferecendo à Veracel, que tem fábrica no município de Eunápolis (BA) e plantios florestais na região. O modelo 3EV que vem sendo utilizado na Veracel, integrado à solução INFLOR Forest, é um caminho para a busca da excelência na produção florestal.

Sobre a Veracel – Empreendimento integrado que é uma parceria da Suzano com a suecofinlandesa Stora Enso, a Veracel tem capacidade para produzir 1,1 milhão de toneladas/ano de celulose de eucalipto. A empresa conta com uma área própria de 83,7 mil hectares de plantios florestais intercalados com 96,4 mil hectares de áreas de preservação.

Sobre a INFLOR – Com sede no Espírito Santo e atuação em quatro continentes, a INFLOR está mudando a maneira de gerenciar ativos biológicos ao redor do mundo. Os sistemas de gestão desenvolvidos pela empresa estão presentes em mais de 12 milhões de hectares de cultivos diversos. Com um histórico de mais de 20 anos de experiência, suas soluções auxiliam as empresas a maximizarem a performance na administração de ativos florestais e agrícolas, permitindo alavancar ganhos por meio do uso consciente dos recursos naturais e respeito socioambiental.

2019-09-16T13:51:16-03:00

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.