Qual é o potencial das florestas energéticas no Brasil?

///Qual é o potencial das florestas energéticas no Brasil?

Qual é o potencial das florestas energéticas no Brasil?

Florestas energéticas caracterizam-se por serem plantações florestais de curta duração e talhões adensados, com grande número de árvores por hectare, com o objetivo de produção de biomassa para conversão energética. Além disso, o reflorestamento para uso energético desempenha papel fundamental na utilização de terras degradadas. Dados do relatório anual da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), apontam que o Brasil possui enorme potencial de geração de energia renovável, já que são mais de 10 milhões de hectares de florestas plantadas na extensão territorial do país. 

Diante desse destaque significativo das florestas energéticas no Brasil, nós, do Blog da INFLOR, preparamos este conteúdo especial, repleto de dados. Continue a leitura para conferir!

Veja também: Como a gestão florestal ajuda a recuperar áreas degradadas?

💡 Qual é a importância das florestas energéticas?

A participação das energias renováveis na matriz energética nacional tem aumentado a cada ano – representando cerca de 46,1%, segundo dados divulgados em 2020 pelo Governo Federal. Esse indicador brasileiro representa três vezes o mundial, o que ressalta a importância das florestas energéticas para o país. Além disso, ainda de acordo com a Ibá, o setor de árvores plantadas obteve faturamento de R$ 97,4 bilhões em 2019. Indicadores econômicos apontam, também, a contribuição do segmento para a geração de empregos diretos, indiretos e efeito-renda; e arrecadação de R$ 13 bilhões em tributos federais, estaduais e municipais, que correspondem a 0,9%  da arrecadação tributária nacional. 

Especialistas no assunto apontam que o país possui excelentes condições edafoclimáticas – expressão que se refere a características definidas por meio de fatores do meio como clima, relevo, temperatura, tipo de solo – e territoriais para a ampliação da participação da biomassa agrícola e florestal na matriz energética nacional, por meio de mais incentivo ao cultivo de florestas energéticas. Pesquisadores ressaltam que, para atingir esse objetivo, é preciso gestão florestal bem desenvolvida e estruturada. 

🌲 Vantagens das florestas energéticas de eucalipto

Florestas de eucalipto são muito comuns no território brasileiro e, por isso, podem ser consideradas como a principal fonte de biomassa para energia. A seguir, elencamos duas vantagens de destaque do eucalipto para as florestas energéticas. 

  • 1. Geram desenvolvimento local

As florestas de eucalipto são altamente rentáveis e vantajosas, o que promove um forte desenvolvimento do entorno de onde estão localizadas. 

  • 2. Biomassa despachável

A energia de biomassa produzida pelas florestas energéticas de eucalipto pode substituir as usinas térmicas movidas a gás e carvão mineral, que são geradores do efeito estufa.

  • 3. Queda na pressão sobre florestas nativas

As florestas plantadas ajudam a reduzir a pressão imposta sobre as florestas nativas, uma vez que atuam contra os processos de erosão, desertificação e enfraquecimento do solo.

Como o INFLOR Forest pode contribuir com sua gestão florestal?

Gestor, agora que você conhece os principais detalhes e dados sobre as florestas energéticas, reforçamos a importância de contar com um software de gestão florestal para planejar e controlar todas as etapas da cadeia produtiva. Com o INFLOR Forest é possível, ainda, simular cenários, traçar metas, calcular custos, apurar rendimentos e gerar indicadores de desempenho personalizados. 

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe para saber mais. Teremos prazer em ajudá-lo. 

Até o próximo conteúdo!

2021-06-16T15:44:18-03:00

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.