A importância do planejamento da colheita florestal

//A importância do planejamento da colheita florestal

A importância do planejamento da colheita florestal

A colheita florestal é uma das etapas mais importantes do ciclo que envolve toda a gestão de florestas. De acordo com informação divulgada pelo site da revista Campo & Negócios, colheita e transporte florestal representam mais de 50% nos custos de produção. Para evitar desperdícios e/ou prejuízos, além de fazer com que tudo corra dentro do previsto, o planejamento da colheita florestal é de extrema necessidade e deve ser levado a sério. 

Quer saber mais sobre as vantagens e a importância do planejamento da colheita florestal? Continue a leitura.

Qual o objetivo do planejamento da colheita florestal?

A principal finalidade é promover otimização dos recursos e ferramentas disponíveis para o trabalho. Dessa forma, é possível ter um melhor aproveitamento e seguir os parâmetros e metas estabelecidas pela empresa. O planejamento da colheita florestal também permite traçar a sequência de atividades, o que facilita mapeamento, a previsão e mitigação de riscos e erros nos processos.

Quais são os tipos de planejamento da colheita florestal?

Planejamento Estratégico: é o planejamento feito a longo prazo, para garantir a sustentabilidade do negócio florestal durante vários ciclos. Permite análise da variação de capacidade de produção da fábrica (novas linhas ou plantas) e de patrimônio da empresa. Função objetivo: maximizar o VPL.

Planejamento Tático: é o planejamento realizado com o intuito de viabilizar o planejamento estratégico, visando a adicionalmente o escoamento da produção.

Função objetivo: minimizar custos. 

Planejamento Operacional: é o planejamento que facilita a operacionalização do tático e permite a programação mensal dos diversos processos. Pode ser utilizado como base para orçamento.

Por que devo fazer planejamento?

✔️ Por meio dele é possível identificar se metas serão atingidas. Com base em variáveis como área disponível para plantio, distância média de transporte, volume a ser produzido, recursos disponíveis, retorno financeiro esperado etc. Todos esses dados aliados ao planejamento são capazes de simular cenários futuros. 

✔️ O planejamento identifica, antecipadamente, conflitos que possam vir a existir durante a execução das tarefas.

✔️ Possibilita a otimização do sistema operacional para a colheita.

✔️ Por meio dele também é possível identificar novas oportunidades.

✔️ Possibilidade de aumento da produtividade, redução dos custos e melhoria da qualidade, o que resulta em maior rentabilidade e competitividade do mercado.

Como fazer o planejamento da colheita florestal?

Ferramentas tecnológicas ajudam no planejamento tático e operacional, já que elas podem tornar essa tarefa mais fácil e assertiva. Um desses recursos é o INFLOR Forest, que também é feito para várias etapas da gestão florestal. Confira as vantagens:

🔍 Agilidade na coleta de dados no campo;

📲 Eliminação de erros de apontamento, pois os dados são inseridos diretamente no aplicativo;

🗣️ Melhora na comunicação entre escritório e campo;

📉 Antecipação de erros de validação;

📡 Dados acessíveis em qualquer local com internet;

📴 Coleta de dados podem ser feitas mesmo sem internet e, depois, sincronizadas com o escritório.

 

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe para saber mais. Teremos prazer em ajudá-lo. 

Até o próximo conteúdo.

2021-05-11T11:59:13-03:00

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.