O que há de novo no INFLOR Forest? SGF (Release Notes/Quadrimestral/Março-2019)

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O que há de novo no INFLOR Forest? SGF (Release Notes/Quadrimestral/Março-2019)

Quem é a Flora? Conheça a Inteligência Artificial do INFLOR Forest

O conceito de assistentes virtuais está em alta. Talvez você já tenha usado ou ouvido falar do Google Home, Siri, Cortana, já tenha falado um “ok, Google” com seu dispositivo Android, e por aí vai.

Nos últimos meses, a INFLOR desenvolveu a Flora (nome escolhido com muito carinho pela equipe INFLOR), a inteligência artificial do INFLOR Forest.

Quem é a Flora?

Flora é a inteligência artificial da INFLOR. É um chatbot que foi pensado e desenvolvido para dar a melhor assistência e consultoria possível para os usuários do INFLOR Forest.

Com apenas algumas interações, o usuário será capaz de visualizar informações que a Flora foi treinada para apresentar e até mesmo realizar algumas ações no sistema. Além disso, ela fará análises no sistema e dará informações valiosas para ajudar em tomadas de decisões, em conjunto com o INFLOR Analytics.

Transformação com o INFLOR Forest

A nova versão do INFLOR Forest será disponibilizada gradativamente para todos os produtos Standard. Em breve, você verá a Flora em seu sistema, poderá interagir com ela e contar para nós, ou para a própria Flora, como foi a sua experiência ao utilizá-la.

Próximos passos

Com base nas interações dos usuários, a Flora será treinada para apresentar o maior número de informações relevantes dos diversos módulos do sistema, além de aprender a fazer novas análises e ações no INFLOR Forest.

Analytics: Release Notes – Março 2019

Objetivo:

O intuito do Inflor Analytics é entregar ao cliente uma poderosa ferramenta que possibilitará a análise dos dados de maneira mais rápida e prática, gerando informações de valor, ampliando as possibilidades de tomada de decisão, de planejamento e de monitoramento das atividades do dia-a-dia.

Como vamos fazer isso?

Centralizando as informações extraídas em um único repositório chamado Data Warehouse, garantindo a segurança e confiabilidade das informações armazenadas, bem como a segregação dos dados por cliente e viabilizando a análise dos dados através de ferramentas de Business Intelligence (BI) como o Power BI.

Neste processo buscamos aplicar as melhores práticas da literatura quando falamos de Business Intelligence e criação de um Data Warehouse. Sendo assim nossos parceiros poderão usufruir dos conhecimentos da própria equipe de BI para interpretar os dados do INFLOR Analytics.

Quais serão os próximos passos?

Já temos boa parte do módulo de Silvicultura pronto e validado, agora estamos trabalhando na ampliação dos módulos implantados em nosso pacote Standard do INFLOR Analytics.

Requisitos para o pacote Standard:

  • Ser cliente Standard do SGF versão 6+.

Transporte – Mistura de Produto

Está sendo permitido misturar produto nas pilhas (BOX). O box foi criado com produto, porem foi permitido descarregar um caminhão de produto diferente nesse box. Como solução, na configuração do pátio, foi criada uma regra de mistura de produtos que ativa ou desativa as misturas de produtos.

Correções

Solicitação de Serviço

[IS-9369] – Colheita: Ajuste nos Cubos “Colheita – Estoque” e “Colheita – Boletim Geral”

Os cubos “Colheita – Boletim Geral” e “Colheita – Estoque” exibem informações referentes ao inventário do talhão a partir da produção estimada de uma colheita programada. Dessa forma algumas análises (cenário de distribuição fracionada) não estão apresentando a informação essa informação da melhor maneira possível. Foram adicionadas as colunas “IPC Total – Derrubada”, “Percentual Corte Total” e “IPC Total” no cubo “Colheita – Estoque” e “IPC Total” no cubo “Colheita – Boletim Geral”. Essas novas colunas são referentes ao inventário total do talhão para o produto da colheita programada.

[IS-9148] – Preços em histórico

[IS-9062] – Cadastro Administrativo / Recursos / Recursos / Insumos / Solicitação de Compra de Insumos [9003]

[IS-8988] – Segregação por Unidade de Gestão da tela de contratos

[IS-8886] – [67464] – Erro apontamento de serviço – SGF

[IS-8344] – Plantio projetado – plano orçamentário

Problema

[ISTD-2965] – OS por frente de operação na carga de dados

[ISTD-2964] – Colheita/Silvicultura: Ajuste ao gerar microcadastro a partir da Colheita

As telas “Silvicultura / Programação / Plano / Microcadastro / Atualizar Plantio Proj. a partir da Colheita” e “Silvicultura / Programação / Plano / Microcadastro / Gerar Plantio Proj. a partir da Colheita” não permitem que os campos espécie e gênero sejam editados e devem permitir. Foi liberado os campos espécie e gênero baseado na tela “Silvicultura / Programação / Plano / Microcadastro / Gerar Plantio Projetado” da Silvicultura.

[ISTD-1617] – Erro ao emitir relatório “Cumprimento de Prescrição”

[IS-9653] – Transporte: Painel de Pátio

O painel de “Legenda” está ficando desalinhado e o campo “Tipo Produto” não está recarregando ao alterar o Local. Agora é possível alinhar o painel da “Legenda” e recarregar o “Tipo de Produto” ao alterar o Local.

[IS-9570] – Transporte: Problema ao alterar datas de guias cem

O sistema permitiu a alteração de datas de guias cem para datas já fechadas no calendário operacional, o que causou inconsistências no sistema. Agora não será mais possível alterar datas de guias para datas que já estejam fechadas no calendário operacional.

[IS-9542] – [69667] – Erro ao exportar o cubo de colheita.

[IS-9492] – Transporte: Processamento de guias

Por conta de uma situação específica do sistema, pode ocorrer de haver, válidas, mais de uma amostragem pendente para a mesma origem. Neste caso, o sistema não estava executando o processamento das viagens que deram entrada na fábrica e a fila de pátio seguia sem apresentar os caminhões com pesagem registrada. O sistema passará a processar corretamente as guias independentemente da existência de mais de uma amostragem com mesma validade.

[IS-9454] – Ranking de Frete por Caminhão

O relatório Ranking de Frete por Caminhão não está trazendo os equipamentos de outras unidades de gestão, apenas para a unidade de Três Marias. Foi realizada a correção da consulta do relatório para que não haja distinção de unidade de gestão e que traga apenas viagens finalizadas.

[IS-9430] – Transporte: Fechamento de pilha realizando ajuste indevido

Ao realizar o fechamento de pilhas iniciais, o sistema estava gerando movimentações de ajuste equivocadamente para estas pilhas. O fechamento de pilhas não irá realizar ajuste de volume em pilhas iniciais.

[IS-9381] – Colheita: Ajuste no Cubo de estoque da Colheita

O cubo de estoque da colheita não considera a parametrização do sistema que dizia se é desejado exibir valores de estoque negativo ou não. Foi alterado o cubo para que ele considere a parametrização do sistema conforme outros relatórios de estoque.

[IS-9240] – Colheita: Ajuste no lançamento de boletins via mobilidade

O sistema não está exibindo mensagens de validação caso a ordem de serviço associada a um apontamento que veio da mobilidade de colheita esteja inativa, mas ignorando o apontamento. O sistema deve validar a ordem de serviço vinculada ao apontamento e exibir uma mensagem de erro para o usuário sem ignorar o processamento do registro.

[IS-9125] – Transporte: Problema ao cadastrar depósito de terceiros

Na tela de cadastro de pátio de terceiros não está sendo possível selecionar uma unidade de gestão. O filtro do campo “Unidade de Gestão” estava utilizando o fornecedor selecionado no campo “Fornecedor” para realizar a busca, o que não trazia nenhum item. A partir de agora será utilizado o fornecedor selecionado no campo “Empresa” para a busca de unidades de gestão.

[IS-9073] – Colheita: Problema nos dados do Cubo Atividades pendentes Silvicultura

Cubo “Atividades pendentes Silvicultura” não está apresentando as pendencias de forma correta. Não está sendo considerado as validações do fechamento do dia no calendário operacional da colheita. Foi alterado para que o cubo utilize a mesma lógica da validação do fechamento de calendário operacional.

[IS-9060] – Cadastro Administrativo: Erro na Criação de Ordem de Plantação 9088

A tela 9088 (Registro Administrativo / Datos Maestros / Contabilidad / Calculo de Rebaja de activo) não salva o tipo de coletor de custo correto. Foi realizado uma correção no programa para que o sistema diferencie o tipo de coletor de custo.

[IS-9059] – Erro integração de fornecedores e contratos ERP x SGF

Ao executar a interface de download de dados mestres, está ocorrendo erro ao cadastrar o fornecedor, pois existe uma divergência na acentuação do nome da cidade, gerando o erro de localidade não encontrada.

Em seguida ocorre um erro ao tentar criar o contrato, pois não encontra o fornecedor, que não foi criado acima, gerando erro de fornecedor não encontrado.

O erro apresentado no log de processamento é o segundo erro (fornecedor não encontrado), impossibilitando o usuário de encontrar o verdadeiro problema que foi a localidade não encontrada. Foi corrigida a rotina de download de pessoas físicas e jurídicas para, em caso de divergência nos dados de localidade, gravar o log relativo a esse problema no log de processamento.

[IS-8968] – Venda: Interface de Cancelamento de Nota Fiscal

Notas fiscais canceladas não estavam sendo enviadas para o ERP via Interface. Corrigir “Join” com a tabela de “Material” da rotina de envio das notas fiscais canceladas.

[IS-8821] – Colheita: Ajuste na inclusão de boletins de medição de pilha

A inclusão de boletins de medição de pilha estava realizando validações desnecessárias, gerando erros indevidos ao usuário. Foi ajustado no sistema para que somente as regras que sejam pertinentes a esse tipo de boletim sejam aplicadas. Validações:

  • O id da sub-pilha deve ser único (campo informado no boletim de medição);
  • Volume medido deve ser maior que zero;
  • A operação não pode possuir CTO;
  • Dia deve estar aberto no calendário operacional;
  • Deve existir fator de medição cadastrado;
  • Data da medição deve ser posterior a data de operação do baldeio.

[IS-8741] – Silvicultura: Não está mostrando os logs de erros no grid, na tela de cálculo do plano

A tela de calculo do plano não está exibindo o log do processo devido a um erro no carregamento da grid de log. Agora o grid de log irá exibir as informações dos erros do calculo do plano de forma correta.

[IS-8680] – Colheita: Ajuste na performance de Views 

As visões de banco de dados “VW_CUBO_COL_SEGX_COST” e “VW_CUBO_COL_SEGX_COST_CONS” estão demorando muito para o retorno dos dados e as vezes não é retornado nada. Essas visões foram otimizadas para que os dados sejam retornados de maneira mais performática.

[IS-8624] – Venda: Saldo do Pedido de Venda

Rotina que ajusta o saldo do pedido de venda é executada de 30 em 30 segundos, então se nesse intervalo eu gerar uma nota fiscal, o saldo do pedido poderá está incorreto, possibilitando utilizar um pedido de venda sem saldo. O saldo do pedido de venda será atualizado logo após a geração da nota fiscal.

[IS-8519] – Erro no microcadastro

Está ocorrendo erro ao gerar o microcadastro do plano operacional, com cenário de Colheita configurado, quando algum talhão já tenha sido projetado em outro plano. O problema foi corrigido.

[IS-8471] – Transporte: Data Fim Tabela de Preço

Não está sendo permitido alterar a data fim da tabela de preço. Ajustar validação de datas da “tabela de preço” e “preço”.

[IS-8464] – Vendas: Produto na Guia Cem

Ao gerar uma nota fiscal, a guia cem está ficando com o produto vazio. Salvar o produto na guia cem ao gerar uma nota fiscal.

[IS-8452] – Timeout no cálculo do plano operacional

O cálculo do plano operacional está demorando muito para executar, dependendo da quantidade de talhões e operações da empresa, ocorrendo até timeout em alguns casos. Foi revisada toda a rotina de cálculo do plano, para executar de forma mais rápida e otimizada.

[IS-8393] – Silvicultura: Informativo de produção

O relatório de informativo de produção utiliza um método onde gerava um erro interno no componente de relatório quando o usuário tentava exportar o relatório no formato Excel. Esse erro é proveniente do framework que o sistema utiliza para gerar os relatórios. Foi alterado a forma que o relatório realiza a exportação. Agora, o relatório não irá utilizar o método do framework para realizar a exportação em Excel. E sim, o novo método de exportação.

[IS-8223] – Interface EAI: Processamentos ficavam no status “Executando” e não eram finalizados 4904

A tela 4904 (Administração /Interfaces / Interface EAI) Quando executava a interface a sessão .NET caia e o processamento ficava para sempre no status “Executando”, impossibilitando uma nova execução da interface. Foi adicionado ao JOB do EAI a rotina que identifica processamentos obsoletos e altera o status do mesmo para “Processado”, assim a interface pode ser executada novamente.

[IS-8004] – Transporte: Painel de Fila de Pátio

Para transporte com uso de Delivery Notes, a tela de painel de fila de pátio estava apresentando um erro de paginação ao aplicar um filtro por ordem de transporte e unidade de gestão após a atualização de uma delivery note na fila. Foram aplicadas as devidas correções e a edição de delivery note na fila de pátio não será impedida por erros de paginação.

[IS-7953] – Segurança: aprimoramento da função de email do sistema

Atualmente o Sistema envia os e-mail no momento que a ação é requisitada. Com a melhoria, a rotina pode ser configurada para enviar os e-mails no momento que é requisitado ou armazenar os e-mails em uma tabela temporária para serem enviados por uma rotina depois.

[IS-7688] – Transporte: Módulo de balança está apresentando documentos utilizados para liberação

Ao baixar as liberações de veículo do SGF para o módulo de pesagem, o sistema não estava comparando corretamente as liberações finalizadas, fazendo com que as mesmas não fossem atualizadas na base de dados do módulo de pesagem e o documento permanecia como “Liberado”. A sincronização das liberações de veículo foi ajustada para buscar a interseção correta entre SGF e módulo de pesagem, para que a atualização dos status possa ser feita corretamente.

Incidente

[IS-9654] – Transporte: Relatório de Entrada de Madeira

Ao selecionar os filtros de Tipo de Produto e Propriedade o relatório não está sendo gerado. Corrigir os filtros os Tipo de Produto e Propriedade.

[IS-8946] – Trava de atividades de um plano operacional para outro

A inserção manual de operações no plano operacional não está respeitando a regra de validade da operação da prescrição quando se trata de planos diferentes. Foi ajustada a rotina de inserção manual de operações no plano para considerar o período de validade das operações, mesmo que a operação esteja sendo inserida em um plano diferente do plano em que a operação foi inserida originalmente.

[IS-8945] – Divergência OS SGF Web e OS APP apontamento

Algumas operações programadas estavam referenciando um determinado plano operacional, porém estavam associadas a uma ordem de serviço de outro plano. Foram detectados dois problemas:

  • Na transferência das operações das interfaces de recomendação para as ordens de serviço, estava permitindo transferir as operações para ordens de serviço de um plano diferente do plano do processo de importação das interfaces. Esse erro foi corrigido.
  • Na tela de ordem de serviço, era possível o usuário alterar o plano operacional da OS, o que pode ter ocasionado o problema. Foi alterada a tela de OS para não poder alterar o plano de uma OS já criada.

[IS-7908] – Adicionar a coluna “cluster” para a camada da view de exportação do GIScaf

A view VW_GIS_SC_DETAIL não exibe o atributo “cluster”. Alteração da view VW_GIS_SC_DETAIL para exibição das colunas id_gleba e dcr_gleba.

[IS-7748] – Silvicultura: Tela de Log de Interface

Quando a interface de baixa de materiais era executada e um registro obtinha um status como ERRO, está sendo gerado um log duplicado de erros. O sistema só levará em consideração os log de erros referentes a tabela espelho da interface. Com isso, não será exibido a quantidade de erros duplicados.

[IS-6111] – Problema na interface de pagamento do transporte

Na integração de folha de registro, quando as operações realizadas tiveram seus itens de contrato posteriormente inativados no ERP, o sistema tenta integrar o pedido e o ERP retorna erro. Foi feita uma adaptação no sistema para, quando ocorrer essa situação, o sistema buscar sempre as tabelas de preço ativas do SGF, referentes aos itens de contrato ativos no ERP. Dessa maneira, mesmo que ocorra alteração no contrato no ERP, o sistema irá considerar sempre o item ativo. Porém, se houver dois itens ativos para o mesmo centro, a interface irá retornar erro, e será preciso ajustar o contrato no ERP.

Outras evoluções

[ISTD-1825] – Terras: GAP – Cadastro de invasões

Falta um cubo que relaciona dados de ocorrências de invasão com os registros de DOCTERRA. Foi criado um cubo que relaciona dados de ocorrências de invasão com os registros de DOCTERRA.

[ISTD-982] – Transporte: Novos campos no documento de Guia Cem

O objetivo desta melhoria é disponibilizar mais informações no documento de guia cem. Anteriormente não era possível saber alguns dados do caminhão, como tara e peso bruto máximo, o que impactava no momento do carregamento. Para alguns clientes, foram adicionados dois novos campos (“Última Tara” e “Limite de Carga”), informando a tara da última viagem realizada pelo caminhão e o peso líquido máximo permitido para que, no momento da carga, não ultrapasse o peso permitido por lei.

Como utilizar
Ao emitir uma liberação de veículo no módulo de pesagem off-line, ou emitir a 4ª via de uma guia cem, esses campos serão apresentados no relatório. Porém, esta melhoria foi disponibilizada para alguns clientes, apenas, sendo necessário entrar em contato com a INFLOR caso necessite da inclusão destes campos.

[ISTD-979] – Transporte: Cadastro de Distâncias para Pagamento de Pátio Externo

O objetivo desta melhoria é permitir realizar o pagamento de viagens com origem em pátio externo. Anteriormente o SGF permitia cadastro de distâncias considerando apenas locais de origem e de destino. Como os pátios externos correspondem ao mesmo local de origem e destino, só era possível cadastrar uma única distância. Existirá uma nova aba no cadastro de distância (“Pilha”) que, para origem e destino em Centro de Consumo, ou origem em Pátio de Terceiro, será possível indicar a distância a partir da pilha de origem, não apenas o local de origem. Cada pilha do pátio externo poderá ter a sua própria distância da fábrica configurada, permitindo pagamento diferenciado.

Como utilizar
SGF – Cadastro de distâncias

Para acessar o novo cadastro de distâncias basta acessar a tela “Transporte / Configuracao / Movimentação de Madeira / Distância [4713]” e selecionar um trecho para visualizar os Locais/Pilhas disponíveis para cadastro de distância.

  • Se a origem do trecho selecionado for “Floresta”, a aba “Locais” será populada (modo inicial “Pesquisa”) com todos os talhões disponíveis como origem para o cadastro da distância.
  • Se a origem e o destino do trecho selecionado forem “Centro de Consumo”, ou se a origem for “Pátio de Terceiro”, a aba “Pilha” irá exibir os pátios e pilhas disponíveis como origem para o cadastro de distância (modo inicial “Pesquisa”).

Para cadastrar a distância, a funcionalidade permanece a mesma. Será necessário informar os valores nos campos indicados, selecionar o local para o qual esta distância estará associada e clicar no botão “Aplicar”.

[ISTD-278] – Venda: Performance da Nota Fiscal

Performance na Emissão de nota fiscal. Melhorar a Performance na Emissão de nota fiscal.

2019-04-26T15:56:24-03:00

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