O que há de novo no INFLOR Forest? SGF (Release Notes/Quadrimestral/Julho-2019)

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O que há de novo no INFLOR Forest? SGF (Release Notes/Quadrimestral/Julho-2019)

O que há de novo no INFLOR Forest?

Veja as atualizações do INFLOR Forest nesse novo Release Quadrimestral.

INFLOR Analytics

Com o objetivo de permitir que seus clientes possam criar dashboards e relatórios de maneira independente, fácil e rápida, a INFLOR lançou na última release quadrimestral (março/2019) o módulo INFLOR Analytics. Nesta release, estamos ampliando os processos disponibilizados para este fim: Cadastro Florestal, Silvicultura, Colheita, Transporte, Inventário, Ativo Biológico/Exaustão.

Este módulo consiste na entrega de um Datawarehouse, com as informações relevantes do sistema, disponíveis de uma maneira simples e clara para que o usuário possa consumi-la através do software de BI utilizado em sua empresa (Power BI, Tableau, QlikView, etc..).

O INFLOR Analytics poderá ser utilizado de maneira on premises (instalação local do cliente) ou na Cloud (Nuvem).

Arquitetura:

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Exemplo de Relatórios:

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Atenção: Para utilização desta funcionalidade, será necessário entrar em contato com o Setor Comercial da INFLOR.

INFLOR Academy (EAD)

A INFLOR está lançando o seu portal de ensino a distância, o INFLOR Academy, que pode ser acessado pelo link www.infloracademy.com.

O INFLOR Academy tem como objetivo principal treinar as pessoas na utilização dos sistemas da INFLOR, por meio de conteúdos de qualidade que abordam temas técnicos e de processos.

Nossa metodologia utiliza uma linguagem simples e objetiva para facilitar a aprendizagem. Os cursos são destinados à usuários, profissionais do setor florestal, estudantes e aos próprios colaboradores da INFLOR.

Já estão disponíveis os cursos de: Cadastro Florestal, Processo Padrão e Silvicultura.

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Atenção: Para utilização desta funcionalidade, será necessário entrar em contato com o Setor Comercial da INFLOR.

Transporte: Automação Pivotex

O objetivo desta melhoria é permitir que sejam realizados processos de automação com os equipamentos de Pivotex para aferição de pesos e cálculo de amostragem. Sendo assim, será permitido ao sistema, cadastrar equipamentos de Pivotex e gerar atividades automaticamente para gruas de pátio para cálculo do RPV, compensação de garra das gruas e calibração do Pivotex.

Como utilizar
Na tela “Transporte / Configuração / Cadastro / Balança Rodoviária” será possível configurar as balanças do Pivotex, através de um novo tipo de balança chamado “Pivotex”.

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Foi criada uma tela “Transporte / Controle / Controle / Central do Pivotex” onde serão criados os Pivotex associados às novas balanças do tipo “Pivotex”.

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Nesta tela, será possível criar atividades de Calibração do Pivotex e Compensação de Garra das gruas para cada Pivotex cadastrado, bem como realizar a aferição dos pesos necessários às atividades, caso não seja possível utilizar o coletor de grua para aferir os pesos automaticamente.

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Ao criar uma atividade na tela “Transporte / Controle / Controle / Central do Pivotex”, ela será automaticamente enviada para o coletor da grua correspondente ao equipamento associado à atividade.

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Ainda na tela “Transporte / Controle / Controle / Central do Pivotex” será possível cadastrar uma faixa de valores para os pesos aferidos. Nestas configurações, será possível associar uma lista de e-mail, onde os usuários irão receber um e-mail de notificação caso os cálculos estejam fora da faixa configurada.

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As listas de e-mails poderão ser cadastradas na tela “Transporte / Configuração / Cadastro / Lista de Envio de E-mail”. Para cada lista poderão ser associados um ou mais usuários.

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Na tela “Transporte / Controle / Controle / Amostragem” existirá um novo tipo de amostragem chamado “Pivotex com Automação”. Para amostragens com este tipo, também existirão atividades que serão cadastradas automaticamente ao receber um caminhão e enviado para as gruas, para que sejam realizadas as aferições de peso necessárias para o cálculo do RPV.

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Para este tipo de atividade, todas as gruas irão receber automaticamente uma atividade para aferição de pesos, podendo esta atividade ser realizada por qualquer grua.

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Para as atividades de RPV, Calibração do Pivotex e Compensação de Garra, existirá um fluxo de aprovação onde, caso aprovada, a atividade irá consolidar os dados calculados.

Atenção: Para utilização desta funcionalidade, será necessário entrar em contato com o Setor Comercial da INFLOR.

Transporte: Compra de madeira

O objetivo desta melhoria é permitir que o sistema faça o recebimento de madeira de mercado, já que, anteriormente o sistema não permitia que fosse recebido na fábrica um caminhão sem liberação de veículo realizada. As possíveis origens das viagens eram Pátio Externo, Floresta ou Pátio Intermediário. A partir da implementação dessa melhoria, serão permitidos dois novos cenários referentes à compra de madeira de mercado:

  1.  Recebimento de caminhão já carregado, com nota fiscal.
  2. Liberação de veículo para buscar madeira diretamente no fornecedor.

Como utilizar
Nas telas “Cadastro Administrativo / Pessoas / Pessoa Física” e “Cadastro Administrativo / Pessoas / Pessoa Jurídica” será possível incluir pessoas no sistema. Essas pessoas serão os fornecedores de madeira de mercado, e terão o campo “Origem SGF” marcado como “sim” automaticamente.

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Nas telas “Transporte / Configuração / Depósito / Cadastro de Depósito de Terceiro” e “Transporte / Configuração / Depósito / Pilhas – Origem Depósito de Terceiros” será possível criar e configurar novos pátios e pilhas, respectivamente, que serão usadas como origem nas viagens de madeira de mercado. Na tela “Pilhas – Origem Depósito de Terceiros” é feito o cadastro das características, certificações, espécie e material genético da madeira.

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Na tela “Transporte / Controle / Documentos Fiscais / Lotes” é feito o cadastro das séries de documentos que serão usadas para estas guias cem. A “Finalidade” da série deverá ser “Compra de Madeira Posta Fábrica” para compras sem liberação de veículo, e “Transporte Convencional” para compras com liberação de veículo. O Tipo Local de origem deverá ser “Pátio de Terceiros”. Os fornecedores deste tipo de madeira são associados às séries na aba “Restrição por Fornecedor de Transporte”.

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Na tela “Transporte / Configuracao / Cadastro / Tipos de Suprimento” é possível cadastrar os tipos de suprimento referente a essas séries.

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No módulo de pesagem, será possível receber caminhões diretamente na tela de pesagem, sem liberação de veículo. Para isso, é necessário informar o número e o volume da nota fiscal que está chegando na fábrica.

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Também é possível emitir uma liberação de veículo para que o caminhão busque esta madeira. Basta informar a origem como “Pátio de Terceiros”.

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O fim de pesagem é realizado normalmente conforme o transporte convencional.

Os relatórios: “Acompanhamento dos Volumes Recebidos e Apurados”, “Entrada de Madeira”, “Produção Por município” e “Crédito de Madeira” exibirão os dados referentes às guias cem de madeira posto fábrica.

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A tela “Transporte / Controle / Fechamento / Compra de Madeira / Nota Complementar” exibirá as guias cem de posto fábrica que foram emitidas sem liberação de veículo.

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A tela “Transporte / Controle / Fechamento / Compra de Madeira / Nota Totalizadora” exibirá as guias cem de posto fábrica que foram emitidas com liberação de veículo.

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Nestas duas telas, o botão “Boletim” exibirá um relatório com o resumo das notas.

Para visualizar as notas separadamente por município para notas totalizadoras ou complementares, basta acessar a aba “Agrupamento Nota”.

Atenção: Para utilização desta funcionalidade, será necessário entrar em contato com o Setor Comercial da INFLOR.

Transporte: Interface de inserção de romaneios originadas em sistemas de terceiros

O objetivo desta melhoria é permitir que possam ser inseridos romaneios no sistema INFLOR Forest através de um webservice que pode ser consumido por empresas terceiras, já que, anteriormente o sistema só permitia a inserção de romaneios via tela no INFLOR Forest. Sendo assim, quando consumido, assim que o romaneio for criado, o INFLOR Forest retornará a série e número de documento, podendo este dado ser utilizado pelo consumidor do webservice conforme necessidade. Além disso, foi inserido um novo tipo de trecho de transporte “Cliente x Cliente”, e os romaneios já podem ser inseridos nesta nova modalidade.

Como utilizar
As chamadas aos métodos do webservice serão realizadas enviando uma estrutura JSON com todos os dados do romaneio, e o INFLOR Forest irá automaticamente criar os romaneios no sistema, assim como suas dependências.

Após a criação do romaneio, o webservice também irá retornar uma estrutura JSON com as informações de série e documento referentes ao romaneio criado.

Caso o romaneio seja criado sem a ocorrência de erros, os dados do romaneio poderão ser visualizados normalmente nas telas “Venda Madeira / Controle / Controle / Romaneio”, “Venda Madeira / Controle / Controle / Aprovação do Documento”, “Venda Madeira / Controle / Fechamento / Processo de Pagamento” e nos cubos de transporte.

Os logs das execuções poderão ser visualizados na tela “Administração / Interfaces / Interface EAI”, dentro dos processamentos diários da interface “addPackingList”.

Atenção: Para utilização desta funcionalidade, será necessário entrar em contato com o Setor Comercial da INFLOR.

Colheita: Importação de apontamento

Com objetivo de importar no SGF os dados de tempos e volumes de produções e paradas dos arquivos gerados pelas máquinas de colheita florestal – Harvester e Forwarder, a solução contemplará a importação do arquivo de tempos e produções, interpretação do conteúdo e transformação dos dados na estrutura necessária do SGF. Os dados importados serão apresentados num Cockpit de recebimento (mesmo cockpit de importação dos boletins por mobilidade de colheita da INFLOR) que deverão ser validados para então se tornarem boletins oficiais no SGF. A implementação dessa solução, realizou mudanças em funcionalidades em geral, já existentes no sistema, como por exemplo a tela de Cockpit de importação de boletins. A tela já existe para uso de importação de boletins do APP de mobilidade da colheita da INFLOR.

Segue abaixo, representação do processo a ser adotado:

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Atenção: Para utilização desta funcionalidade, será necessário entrar em contato com o Setor Comercial da INFLOR.

Correções

Solicitações de Serviço com Autorizações

[IS-7475] – Melhoria na associação de documentos de terra

Solicitação
Não era permitido inserir documentos de terra sem associar propriedades aos contratos de terra.

Solução Adotada
Tela ajustada para remover dependência entre documentos e propriedades. As duas tabelas serão associadas diretamente aos Contratos.

[IS-4345] – Transporte: Relatório de Abastecimento das Mesas de Picagem – Completo

Solicitação
O objetivo desta melhoria é incluir o filtro “Propriedade” para o filtro “Origem – Centro de Consumo”. O Filtro “Propriedade” somente é aplicado para “Origem – Floresta”.

Solução Adotada
Após a implementação desta melhoria, será possível identificar por “Propriedade” a quantidade de madeira do centro de consumo que foi para as mesas de picagem.

[IS-3527] – Transporte: Alterar Tipo de Conjunto de uma Guia Cem

Solicitação
O objetivo desta melhoria é permitir alterar o tipo de conjunto de uma guia cem. Não é possível alterar tipo de conjunto de uma guia cem.

Solução Adotada
Após a implementação desta melhoria, ao atualizar o caminhão da guia cem, também serão atualizados o conjunto e o tipo de conjunto.

[IS-2297] – Transporte: Comparação de Volume Recebido na Fábrica

Solicitação
Fazer com que o relatório “Comparação de Volume Recebido na Fábrica” exiba informações mais completas, acrescentando a coluna “Produto” e “Diferença entre IPC e Pivotex”.Anteriormente o relatório não possuía as informações de produto, propriedade e diferença em volume (m³sc).

Solução Adotada
Nos filtros do relatório foram incluídos os campos “Produto” e “Tipo de Propriedade”. No corpo do relatório, foram incluídas as colunas “Produto” e “Diferença entre IPC e Pivotex”. Sendo assim, será possível evidenciar a diferença entre transporte e IPC de forma mais fácil, dentro do próprio relatório, não sendo necessário obter esse dado através de cubos.

Corretivas

[IS-12664] – Silvicultura: Transferência de Ordem de Serviço

Cenário Reportado
Após entrar na tela Silvicultura / Programação / Ordem de Serviço / Transferência Entre OS [1790] a cliente selecionava o Plano Operacional e a Ordem de Serviço. O sistema exibe as operações programadas para aquela OS. No entanto, o cliente não conseguia selecionar uma delas pois a flag de seleção fica desabilitada.

Solução Adotada
Foi removido do código a parte que faz uma comparação do campo VlrProducaoRealizada onde ele não pode ser igual a 100. A remoção se dá pelo fato de todas as operações que aparecem nessa tabela estão aptas a serem transferidas.

[IS-12358] – E-mail Interface Romaneio

Cenário Reportado
O limite de caractere do corpo do e-mail estava sendo excedida, com isso o e-mail não estava sendo enviado.

Solução Adotada
Foi aplicado limite de caractere ao corpo do e-mail e colocado uma mensagem informativa ao seu final.

[IS-12311] – Transporte: Erro calcular processo de pagamento

Cenário Reportado
Erro ao calcular processo de pagamento de transporte, devido a uma coluna que não possuía a identificação da tabela de referência.

Solução Adotada
Adicionado referência da tabela na função responsável por realizar o cálculo.

[IS-12308] – Erro ao editar boletim com centro de custo livre

Cenário Reportado
Ao apontar operações configuradas como “Centro de Custo Livre”, a tela de boletim do SGF exibia um botão “…”, que abria um pop-up e permitia ao usuários escolher o Centro de Custo para alocação de custo do boletim (ou até mesmo ratear em vários CCs). Normalmente essas são operações Avulsas e que são apontadas em nível de Projeto ou Região.

Solução Adotada
Foi inserido uma verificação para que o botão seja exibido quando o boletim esteja como indefinido.

[IS-12258] – Edição de Distância

Cenário Reportado
Ao editar uma distância, era exibido uma mensagem de erro (a data informada sobrepõe um valor já registrado) mesmo tento somente uma distância cadastrada.

Solução Adotada
Foi feita a correção com a validação de datas das distâncias.

[IS-12203] – Edição da data de vencimento do romaneio de venda sem nota fiscal

Cenário Reportado
Não era possível alterar a data de vencimento do romaneio na tela de alteração/aprovação de documento.

Solução Adotada
Foi incluído um campo de data de vencimento para edição do romaneio de venda sem nota fiscal.

[IS-12199] – Solicitação de aprovação de boletim de medição de pilha

Cenário Reportado
A edição de um boletim de medição de pilha fazia com que o sistema não permitisse o fechamento de um dia no calendário operacional, indicando mensagem de que o dia possuía boletim sem aprovação.

Solução Adotada
Agora os boletins de medição de pilha são aprovados de forma automática e sua edição não deve gerar uma pendência de aprovação.

[IS-12141] – Apontamento de boletins ultrapassa area do talhão e SGF permite

Cenário Reportado
A importação de dados Mobile não estava validando os casos de erro ao se apontar área operada maior que área prevista, após a primeira validação.

Solução Adotada
Agora a validação de área operada maior que área prevista está sendo realizada corretamente, independente do momento em que a validação é realizada.

[IS-12112] – Correção de DAO da tela de cadastro de material

Cenário Reportado
Foi solicitado a correção de DAO da tela de cadastro de material, ajustando o valor de entrada da coluna “Identificador do Material” para o limite do tamanho da coluna.

Solução Adotada
Todos os campos do DAO da tela de material (Cadastro Administrativo / Recursos / Recursos / Material / Materiais) foram revisados, para ficar com o tamanho compatível com o tamanho do campo no banco de dados.

[IS-12015] – Não há indicação de término do processo de correção dos dados Interface 33

Cenário Reportado
Observou-se que não havia indicação de término do processo de correção dos dados, entretanto, os dados estavam sendo corrigidos conforme esperado.

Solução Adotada
Foi alterada a forma que o email constrói a mensagem. Porém, se a mensagem for grande demais, ela será repartida em mais de um email.

[IS-12109] – Duplicidade de insumos na criação / indicação das OSs

Cenário Reportado
Sistema estava gerando itens de pedido de compra para enviar para o SAP considerando também apontamentos consolidados que estavam retidos no processo de pagamento.

Solução Adotada
Foi alterada a rotina da interface, para que sejam enviados ao SAP, para criação do pedido de compras, apenas itens de processos de pagamento que não estejam retidos.

[IS-12093] – Transporte: Validação e Atualização de Município na Aprovação de Guia CEM.

Cenário Reportado
Quando um “Guia CEM” tem origem em um “Local” onde o campo “Município” não foi preenchido, esta “Guia CEM” consequentemente também ficava com o campo “Município” não foi preenchido, porém ao atualizar o cadastro do “Local de Origem”, preenchendo o campo “Município”, este dado não era refletido na “Guia CEM” e não existia nenhuma tela no sistema onde esta atualização poderia ser feita.

Solução Adotada
Foi implementada uma rotina que no momento da aprovação das “Guias CEM”, identifica as “Guias CEM” sem “Município” e tentar preencher o seu “Município” a partir de seus respectivos “Locais de Origem” e Após esta atualização verifica-se novamente se alguma destas “Guias CEM” ainda continua sem o “Município” preenchido, e para esta o sistema impede a sua aprovação e informar ao usuário quais “Locais de Origem” devem ser atualizando (preenchendo o campo “Município”) para que esta “Guias CEM” possam ser aprovadas.

[IS-12089] – Erro ao Inserir OS Avulso no Transporte

Cenário Reportado
Ao inserir uma OS avulsa estava dando erro de “referência inválida”.

Solução Adotada
Foi ajustada a validação para não gerar mais o erro de “referência inválida”.

[IS-11883] – Interface de  Folha de Registro não finaliza

Cenário Reportado
Alguns acionamentos da interface Folha de Registro – Silvicultura travavam na finalização de sua execução, não permitindo ao cliente que acionasse novamente, causando impacto nos últimos 3 fechamentos.

Solução Adotada
Foi alterada a rotina da interface, limitando o número de registros enviados para o SAP em 99, da mesma forma que a interface de pedido de compra, evitando assim o travamento da mesma no retorno do SAP.

[IS-11655] – Erro ao passar plano operacional para histórico

Cenário Reportado
Ao passar o plano para histórico, a validação por cenário estava ocorrendo.

Solução Adotada
Foi inserido a validação de EST_REG e ajuste na verificação do cenário.

[IS-11514] – Colheita: Ajuste no Cubo “Colheita – Estoque”

Cenário Reportado
O cubo “Colheita – Estoque” exibia valores negativos nas colunas que subtraem o IPC da produção de alguma operação (exemplo: IPC – Derrubada).

Solução Adotada
O sistema possui uma parametrização para exibição ou não de informações negativas do estoque. Assim, essas colunas passam a verificar como está parametrizado para exibirem valores negativos ou não.

[IS-11311] – Atividade transferida da interface para a OS e não aparece no relatório

Cenário Reportado
Atividades de adubação mecanizada transferida da interface e liberada para OS não aparecem na ordem de serviço, mas aparecem no cubo.

Solução Adotada
Foi alterado a query do relatório para que as operações transferidas pela interface, também sejam exibidas na OS.

[IS-11240] – Terras: Permitir anexar arquivos no acompanhamento de processos

Cenário Reportado
Não era possível anexar documentos para um Acompanhamento de Processo.

Solução Adotada
Passa a ser possível anexar documentos para um Acompanhamento de Processo.

[IS-10901] – Transporte: Alteração/Aprovação de Guia CEM

Cenário Reportado
O sistema estava apresentando baixa performance nas funcionalidades de consulta e aprovação de guia CEM.

Solução Adotada
As consultas e atividades realizadas pela tela foram revisadas para garantir que funcionem com melhor performance.

[IS-10894] – Colheita: Ajuste na aprovação do processo de pagamento

Cenário Reportado
Quando o processo de pagamento está no status “aguardando aprovação” e possui uma dedução não aprovada ele não pode ser aprovado devido a não aprovação da dedução. Porém a dedução não pode ser aprovada devido ao status do processo de pagamento, criando uma trava mútua.

Solução Adotada
A aprovação do processo de pagamento foi revisada para que o status “aguardando aprovação” permita que uma dedução seja aprovada ou reprovada. Assim, no cenário anterior, o usuário terá a liberdade para aprovar a dedução antes da aprovação do processo de pagamento.

[IS-10660] – Melhoria de performance na tela de associação de talhões ao manejo

Cenário Reportado
O usuário reportou um Timeout durante o filtro de material genético no grid dos talhões ainda não associados ao manejo.

Solução Adotada
Executada a revisão das consultas dos grids e processamentos da tela para melhoria na performance das consultas.

[IS-10194] – Corrigir espelho de NF para não considerar os recursos cujo o flag_pagar = ‘N’

Cenário Reportado
Ao emitir o espelho da nota fiscal, era calculado serviços que não deveriam ser pagos.

Solução Adotada
Ao emitir o espelho da nota fiscal, está sendo calculado apenas os serviços que devem ser pagos.

[IS-9123] – Alterar a regra de exibição da legenda de Fornos no Painel de Patio para considerar somente EST_REG = ‘A’ e as pilha do Patio em questão

Cenário Reportado
O “Painel de Pátio” não utilizava o “Pátio” selecionado como filtro das consultas que determinavam se as informações de produção / estocagem de carvão deveriam ser exibidas.

Solução Adotada
O “Painel de Pátio” passa a utilizar o “Pátio” selecionado como filtro das consultas.

[IS-8367] – Correção do contador de registros de Inventário Florestal na tela de Cadastro

Cenário Reportado
Havia divergência entre os valores do contador de registros e a quantidade de registros filtrados.

Solução Adotada
Realizamos a correção do contador para exibir a quantidade correta de dados filtrados na tela.
Causa Raiz:Erro no método utilizado para calcular os registros do contador.

Incidente

[IS-12054] – Climatologia: Exportação de cubo diário

Cenário Reportado
Após resolução do chamado #73571, que permitiu a conferência do funcionamento do cubo “324 Climatologia – Medições Diárias para o Layout Padrão” em QAS, observou-se o seguinte:

  • Os cálculos de agrupamento estão corretos, porém, ao exportar os dados para Excel, há duplicação de quase todas as linhas quando selecionada a opção de “desmesclar”.
  • Aparentemente, o problema se dá quando, na coluna referente ao Risco de Incêndio (R.I.), são apresentados dois valores para o mesmo dia (não sei por que razão seriam exibidos dois valores).

Solução Adotada
Feito a corretiva de dados para eliminar a duplicidade.

[IS-12033] – Duplicidade de insumos na criação / indicação das OSs

Cenário Reportado
Quando está programando a OS na Unidade de Gestão Norte, aparece vários insumos duplicados e o Analista precisa ficar escolhendo até que um disponibilize o talhão para a programação. NO anexo segue Email do Analista com o Print da tela e os insumos duplicados.

Solução Adotada
Foi ajustado a query que é utilizado no carregamento do campo “Material” da tela.

[IS-10584] – Climatologia: Ação de envio de e-mail

Cenário Reportado
O sistema não está enviando o aviso de medições climáticas pendentes para as estações.

Solução Adotada
Foi ajustado a condição que realizava a execução da rotina.

[IS-10398] – Cadastro Florestal: Preenchimento automático de atributos.

Cenário Reportado
O preenchimento automático dos atributos (POD, FEPOD, ALPOD, DPOD) não estava configurado.

Solução Adotada
Foi feito a configuração do preenchimento automático dos atributos (POD, FEPOD, ALPOD, DPOD).

2019-07-24T13:02:21-03:00

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