O que há de novo no GISagri? (Novembro 2017)

////O que há de novo no GISagri? (Novembro 2017)

O que há de novo no GISagri? (Novembro 2017)

A nova versão do GISagri Maps para Android (2.3) está programada para ser publicada no dia 13 de Novembro de 2017, confira as novidades que estão por vir:

GISagri Eventos (Workflow)*

Esta versão inclui uma série de melhorias na nova ferramenta de coleta e apontamento de eventos (consulte-nos para se informar como ela deverá ser habilitada em seu ambiente).

ÁREA AFETADA

Nessa forma de uso, o GISagri identifica todos os polígonos afetados (via sobreposição) por um desenho, delimitando a área e calculando automaticamente o valor de área afetada. Essa forma de uso é ideal para ocorrências com impactos, como por exemplo um incêndio, onde será possível identificar todos os talhões afetados já no momento da coleta.

 
Área afetada

SELEÇÃO DE ÁREA

Neste modo de trabalho o usuário está livre para selecionar pedaços de qualquer geometria presente no mapa a partir de um desenho criado no mapa. Desta forma, é possível realizar apontamentos parciais, por exemplo.

Seleção por desenho

MELHORIAS NO FORMULÁRIO DE COLETA

  • Dependência entre os campos: os formulários dinâmicos da ferramenta agora permitem relacionamentos entre os campos, permitindo realizar filtros e validações. Exemplo: filtrar a lista de projetos por uma região selecionada.
  • Imagens: é possível anexar imagens da câmera ou da galeria diretamente no formulário de coleta;
 
Formulário com opção de anexos

MELHORIAS NA COLETA

  • Multi-seleção: poderá ocorrer a seleção de várias geometrias para realizar a operação de uma só vez, via toque ou desenho, além disso o formulário é filtrado para facilitar o preenchimento das informações da coleta. Essa forma de uso facilita, por exemplo, um apontamento, pois a seleção ocorrerá em vários talhões e os valores serão preenchidos apenas uma vez.
 
Seleção de múltiplas geometrias
  • • Dividir via GPS: a linha de corte da ferramenta “Dividir” está liberada para ser criada a partir de pontos obtidos do GPS automaticamente;
Ferramenta “Dividir”
  • • Vértice central habilitado: a edição de vértices traz um vértice intermediário para facilitar a edição da geometria;
 
Vértice central na “Edição de vértices”
  • • Criação de geometrias multiparte: a ferramenta de edição de vértices permite que o usuário crie novas partes na geometria, como por exemplo, um talhão multipolígono;
 
Edição de vértices: incluir nova parte
  • • Ferramenta de merge: melhorias para salvar a geometria corretamente;
 
Ferramenta de merge
  • • Nova ferramenta de busca: permite utilizar o geocode da aplicação para pesquisar, por exemplo, talhões, projetos ou regiões durante a coleta;
Busca

Processamentos

MAPAS BASE*

Nova forma de gerenciar os mapas base no diretório de processamento. Agora é possível agrupá-los em subdiretórios. Isso facilita o controle dos arquivos.

Mapas

Melhorias de visualização e do uso dos mapas. Confira as novidades:

TILE PACKAGE (.TPK)*

O GISagri agora aceita mapas base off-line com a extensão .tpk.

MAPAS PRÓXIMOS

A tela de mapas off-line agrupa os mapas dando prioridade aos mapas que estão próximos ao usuário.

 
Mapas próximos

AUTENTICAÇÃO DE LICENÇA VIA PORTAL FOR ARCGIS*

O licenciamento de algumas funcionalidades que era realizado com o usuário e senha do ArcGIS Online pode ser realizado via Portal for ArcGIS do ambiente da sua organização.

GERENCIAR ARQUIVOS DO GISAGRI

O GISagri trabalha com vários arquivos auxiliares: mapas, mapas base, editáveis, etc. Uma nova tela dá a possibilidade para o usuário excluir os arquivos do GISagri que estão ocupando muito espaço no dispositivo.

Gerenciador de arquivos do GISagri

GISAGRI OFF-LINE

Um indicativo na forma de notificação é exibido para o usuário sempre que o GISagri estiver no modo off-line. Isso ajuda o usuário a identificar quando o GISagri não conseguirá realizar as sincronizações.

Indicativo de “Modo off-line”

MEUS MAPAS*

Essa nova tela aparecerá para usuários que possuem mapas diversos: mapas temáticos, mapas editáveis ou mapas do workflow. Com essa nova forma de visualização, o uso será simplificado.

SEGURANÇA*

Nova forma de proteção das informações e da comunicação entre os dispositivos e o servidor, aumentando ainda mais a segurança.

Sincronizações**

Visando melhorar o controle e tratamento das informações durante as sincronizações de arquivos, o GISagri está disponibilizando uma série de melhorias:

TELA DE ATUALIZAÇÕES

A tela “Atualizações” foi criada para centralizar todas as sincronizações, atualizações ocorridas e pendentes. Informa ao usuário que houve de atualização*** na base e que necessita de atualização, além de informar o momento da última sincronização ou a mensagem de erro ocorrida na última tentativa.

ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA****

Sempre que os dados terminarem de ser atualizados os dispositivos serão informados da atualização e ela se iniciará automaticamente, fazendo com que o usuário já possa sair ao campo sem a necessidade de sincronização dos dados.

GERENCIAMENTO DE DOWNLOADS

Os downloads passam a ser controlados diretamente pelo Android, diminuindo a chance de problemas durante a sincronização ou downloads.

TAMANHO DOS ARQUIVOS

O usuário visualizará previamente o tamanho de cada arquivo que será baixado, permitindo escolher antes. Além disso, haverá validação verificar o espaço disponível.

OTIMIZAÇÃO DE ARQUIVOS E COMUNICAÇÃO

A comunicação entre os dispositivos e o servidor está mais rápida. Alguns arquivos foram reduzidos.

* Necessária configuração específica na sua organização. Consulte-nos para saber como ativar a funcionalidade na sua organização;
** Funcionalidade disponível mediante implantação no ambiente da organização. Ativá-la causará a indisponibilidade das versões iOS e Windows. Consulte-nos para saber mais sobre os prazos e condições para implantação.
*** Alguns arquivos têm atualização diária e não entrarão nessa regra. Exemplo: mapas, rotas e demais.
**** A notificação é invisível ao usuário e ocorre apenas uma vez, normalmente, durante a madrugada, após o término de grandes processamentos (quando houver);

2017-12-12T11:37:10+00:00

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.