INFLOR Forest otimiza gestão de ativos florestais na Altri

//INFLOR Forest otimiza gestão de ativos florestais na Altri

INFLOR Forest otimiza gestão de ativos florestais na Altri

A empresa portuguesa vem ganhando agilidade e eficiência com o uso do sistema de gestão florestal

E62U4538_2

 

O INFLOR Forest (SGF), software da INFLOR para otimizar a gestão de ativos florestais e que é líder absoluto de mercado na América Latina, marca presença também na Europa. O sistema é utilizado pela Altri, empresa portuguesa que tem sede na cidade do Porto e é referência na Europa na produção de pasta de celulose. A empresa vem ganhando tempo e eficiência na gestão de seus ativos florestais com a utilização do INFLOR Forest, que já está em operação desde janeiro de 2017.

“Conseguimos, como costumamos dizer aqui em Portugal, ‘chegar a bom porto’ “, Luís Miguel Ferreira.

A Altri gerencia mais de 80 mil hectares de plantios florestais certificados. O projeto da INFLOR foi executado na unidade da empresa que fica em Figueira da Foz, segunda maior cidade do distrito de Coimbra. O INFLOR Forest substituiu a utilização de planilhas e outros sistemas de informação com menor nível de integração, fornecendo dados com alto grau de confiabilidade e de forma a integrar os processos de Cadastro Florestal, Angariação, Contratos, Viveiro, Silvicultura, Colheita e Ocorrências.

“A empresa passou a contar com relatórios de acompanhamento e monitoramento que oferecem informações sobre toda a sua cadeia de produção”, explica Thales Biajoli, Gerente de Solução da INFLOR.

Segundo Luís Miguel Ferreira, da área de Planeamento e Sistemas de Apoio à Gestão da Altri, a empresa escolheu o INFLOR Forest pelos motivos que, juntos, o colocam numa posição única no mercado dos sistemas de informação: integração com SAP, incorporação de um sistema de informação geográfica e experiência comprovada no suporte à gestão de floresta industrial.

“Esta foi a base para a resolução de alguns problemas que tínhamos na integração de processos e na consistência da informação. A implementação de um sistema de informação que é transversal a quase toda a empresa nunca é fácil, mas com o profissionalismo e dedicação da INFLOR e dos meus colegas da Altri conseguimos, como costumamos dizer aqui em Portugal, ‘chegar a bom porto’ “, ressaltou Luís Miguel.

DiferencialF2293

A integração com o SAP (marca registrada da SAP AG na Alemanha e em vários outros países) é um dos diferenciais do INFLOR Forest, permitindo a realização de pagamentos e consolidando lançamentos de produção e estoque, por exemplo. A implantação total do sistema envolveu um trabalho de aproximadamente dois anos. Um dos fatores de sucesso do projeto, segundo Biajoli, foi a integração e alinhamento dos profissionais envolvidos, todos imbuídos do espírito de entregar a melhor solução ao cliente.

O consultor de sistemas da INFLOR, Silvan Martins de Oliveira, foi um dos integrantes da equipe do projeto e fala da experiência. “Morei em Portugal durante todo o projeto e tive a oportunidade de aprender e compartilhar o conhecimento de processos florestais com todos os profissionais envolvidos. Estar ao lado da equipe Altri para discutir e realizar a solução de forma rápida e com qualidade foi o maior segredo de sucesso do projeto”.

A empresa portuguesa Altri opera três fábricas de pasta branqueada de eucalipto: a Celbi, a Caima e a Celtejo, que produzem juntas aproximadamente 1 mi­lhão de toneladas/ano. O INFLOR Forest foi implantado para a gestão florestal dessas operações. A Altri também é sócia da Energias de Portugal (EDP), detendo 50% da EDP Bioelétrica que produz energia a partir de biomassa florestal. Atualmente, a EDP Biolétrica opera quatro unidades com capacidade instalada superior a 60 MW.

Sobre a INFLOR – Com sede no Espírito Santo e atuação nos quatro continentes, a INFLOR está mudando a maneira de gerenciar ativos biológicos ao redor do mundo. Os sistemas de gestão desenvolvidos pela empresa estão presentes em mais de 12 milhões de hectares de cultivos diversos. Com um histórico de mais de 20 anos de experiência, suas soluções auxiliam as empresas a maximizarem a performance na administração de ativos florestais e agrícolas, permitindo alavancar ganhos por meio do uso consciente dos recursos naturais e respeito socioambiental.

 

2017-11-23T17:55:35+00:00