A divisão de negócios florestais da Brookfield implanta o INFLOR Forest para gerenciar ativos florestais no Brasil

//A divisão de negócios florestais da Brookfield implanta o INFLOR Forest para gerenciar ativos florestais no Brasil

A divisão de negócios florestais da Brookfield implanta o INFLOR Forest para gerenciar ativos florestais no Brasil

O Sistema de gestão garante performance e aumenta a eficiência no controle operacional

Brookfield_2

A divisão de negócios florestais da Brookfield, aposta na otimização de processos para melhorar seus resultados e adota a solução INFLOR Forest (SGF) para administrar 290 mil hectares de plantios florestais no Brasil. O sistema implantado disponibiliza informações com alto grau de confiabilidade e de forma integrada, em uma plataforma única que padroniza a estrutura de trabalho das seis empresas administradas pelo grupo que atuam no ramo florestal.

As atividades florestais da empresa no país, que passaram a utilizar o INFLOR Forest, foram iniciadas há 40 anos e contam com plantios de pinus e eucalipto distribuídos em sete estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Os ativos florestais sob gestão atendem a demanda dos segmentos de celulose, gases industriais, construção civil, siderurgia, indústria moveleira. O desafio era integrar, numa base de dados única, todos os processos que fazem parte dessas operações, facilitando a gestão e agilizando o fechamento do resultado mensal.

Brookfield_3A divisão de negócios florestais da Brookfield, então, decidiu investir em um sistema mais robusto, que agregasse todas as áreas da empresa e fosse capaz de se integrar ao ERP corporativo, garantindo a integridade e harmonia das informações. A opção pelo INFLOR Forest levou para a empresa as melhores práticas de gestão, haja vista que a empresa é líder no segmento de sistemas de gestão florestal, tendo entre seus clientes as principais companhias do setor.

Após a implantação do novo sistema, a divisão de negócios florestais da Brookfield passou a ter maior controle, agilidade e melhoria no atendimento. Anderson Oliveira e Kleber Schreiber, respectivamente, gerente de TI e gerente de Planejamento da empresa, destacam que o objetivo do projeto foi melhorar a gestão das informações, “Passamos a ter informações com mais qualidade e uniformidade, eliminando eventuais divergências de dados”, explicam.

A expectativa, segundo eles, é que essas informações mais exatas e uniformes reduzam à metade o prazo de fechamento do resultado mensal da empresa. Anderson e Kleber enfatizam que a equipe está consciente de que o INFLOR Forest proporcionará melhoria contínua à gestão da empresa, que passa a lidar de maneira mais eficiente com um grande volume de dados, eliminando processos manuais.

Um projeto desafiador

Brookfield_4A implantação do INFLOR Forest na divisão de negócios da Brookfield envolveu muitos desafios, a começar pelo tempo de execução: nove meses, para um sistema composto de seis diferentes módulos: Gestão Fundiária, Cadastro Florestal, Silvicultura, Inventário Florestal, Colheita e Carbonização (produção de carvão vegetal). “A implantação ocorreu de forma integrada ao Sistema ERP, ativando o sincronismo de diversas interfaces”, observa Wilian Rigo, gerente de projetos da INFLOR.

O projeto envolveu uma equipe de aproximadamente 30 pessoas entre profissionais da INFLOR e da Brookfield. A divisão de negócios florestais da Brookfield substituiu sistemas legados – e complexos -, otimizou e automatizou processos”, destacou Rigo, acrescentando que a implantação simultânea de vários módulos exigiu muito empenho da equipe.

Ele explica que havia grande defasagem entre a execução das atividades em campo e a disponibilização das informações à empresa, que eram repassadas em relatórios semanais. Hoje, a divisão de negócios florestais da Brookfield consegue validar informações em tempo real, com acesso inclusive a partir de dispositivos móveis, eliminando riscos decorrentes de eventuais erros no lançamento manual de dados. “O INFLOR Forest ainda tem muito a contribuir na cadeia de produção da empresa”, conclui.

Sobre a INFLOR – Com sede no Espírito Santo e atuação nos quatro continentes, a INFLOR está mudando a maneira de gerenciar ativos biológicos ao redor do mundo. Os sistemas de gestão desenvolvidos pela empresa estão presentes em mais de 12 milhões de hectares de cultivos diversos. Com um histórico de mais de 20 anos de experiência, suas soluções auxiliam as empresas a maximizarem a performance na administração de ativos florestais e agrícolas, permitindo alavancar ganhos por meio do uso consciente dos recursos naturais e respeito socioambiental. Para mais informações acesse: www.inflor.com.br.

2017-11-23T17:55:35+00:00