INFLOR Forest já é realidade na Gerdau

//INFLOR Forest já é realidade na Gerdau

INFLOR Forest já é realidade na Gerdau

O novo sistema permite a melhoria na gestão dos ativos florestais e na cadeia de produção de biorredutor

A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais do mundo. Para abastecer suas siderúrgicas, a Empresa trabalha com plantios renováveis de eucalipto, destinados à produção de biorredutor (carvão vegetal). E para gerenciar esses ativos florestais, a Gerdau aposta na utilização do INFLOR Forest, sistema líder do segmento na América Latina.

Em operação desde de julho/2018, o sistema INFLOR Forest já contabilizou bons resultados, contribuindo para melhoria da gestão da cadeia de produção de biorredutor nas fazendas da Gerdau. Foram implementados os módulos de Cadastro Florestal, GIS, Silvicultura, Colheita, Transporte, Carvão, Vendas, Custos e integrações com a solução ERP SAP*.

Segundo Jehan Albuquerque, gerente de soluções da INFLOR, a otimização do trabalho é um diferencial para a Gerdau. “O principal ganho é a redução do tempo e a eliminação do trabalho manual para consolidação mensal das informações de abastecimento e produção dos 3 mil fornos de carbonização, divididos em 31 plantas espalhadas por Minas Gerais. O sistema permite, em tempo real, gerenciar as informações das 150 viagens diárias de transporte de madeira do campo para as plantas de carbonização para abastecer os mais de 200 ciclos diários de carbonização”, destaca Jehan.

Já Rodrigo Nascimento de Paula, gerente de produção de biorredutor da Gerdau, destaca que o INFLOR Forest facilitou o fluxo de informações. “Antes dedicávamos muito tempo à organização e consolidação dos dados. Com a nova ferramenta, reduzimos em pelo menos 20% o tempo com essas atividades, podendo nos dedicar mais à análise efetiva das informações que embasam a tomada de decisão”, completa ele.

“Como a produção está pulverizada, em diversas fazendas, o INFLOR Forest está contribuindo para a otimização da gestão da cadeia de biorredutor da Gerdau. Além de facilitar o fluxo de acesso às informações, o sistema uniformiza os dados que todos os usuários utilizam, evitando eventuais divergências, que eram frequentemente encontradas nas planilhas alimentadas por várias pessoas”, afirma Renato Sebastião Guimarães, gerente de suprimentos na área florestal e gerente deste projeto pela Gerdau. Hoje, as mesmas informações estão disponíveis para todos, com acesso e atualização on-line.

Segundo Joaquim Trecenti Barros Lordelo, gerente florestal da Gerdau, a implementação desta solução coloca a Gerdau em um novo patamar de gestão, permitindo a otimização dos ativos florestais, com o foco no controle e planejamento das operações e correta alocação dos custos, quer seja no OPEX ou CAPEX. A implantação permitiu a Gerdau algumas alterações estruturais nos processos administrativos, incluindo a aprovação das atividades em campo, com a solução mobile da INFLOR.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Sobre a INFLOR

Com sede no Espírito Santo e atuação nos quatro continentes, a INFLOR está mudando a maneira de gerenciar ativos biológicos ao redor do mundo. Os sistemas de gestão desenvolvidos pela empresa estão presentes em mais de 12 milhões de hectares de cultivos diversos. Com um histórico de mais de 20 anos de experiência, suas soluções auxiliam as empresas a maximizarem a performance na administração de ativos florestais e agrícolas, permitindo alavancar ganhos por meio do uso consciente dos recursos naturais e respeito socioambiental.

* SAP e todos os logotipos SAP são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas da SAP AG na Alemanha e em vários outros países.

2018-12-20T14:27:10+00:00

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.