INFLOR Forest 8: integração entre viveiro e silvicultura

//INFLOR Forest 8: integração entre viveiro e silvicultura

INFLOR Forest 8: integração entre viveiro e silvicultura

A Veracel Celulose promoveu a integração entre viveiro e silvicultura de ponta a ponta. A solução resultou em um case: ganhos em praticidade, clareza e mitigação de erros. Apesar da conectividade em campo ser um desafio no Brasil, já que, de acordo com matéria publicada no site Olhar Digital, mais de 70% das áreas rurais não contam com acesso à internet, a companhia conseguiu implantar rede wi-fi em seu viveiro e colher bons resultados.

Quer saber mais sobre o case? Continue a leitura.

Leia também – Digitalização de processos da cadeia florestal: por que é importante?

A Veracel Celulose

Criada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é resultado da parceria entre duas grandes empresas multinacionais do setor de celulose e papel: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, cada uma possui 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.  

Conectividade no viveiro

Para promover a integração, nós, da INFLOR, produzimos o INFLOR Forest 8 de maneira totalmente customizada, de modo que atendesse as necessidades da Veracel. Fomos a campo entender melhor as dores do cliente, para que pudéssemos realizar a transformação digital do viveiro de mudas. Para a utilização dessa ferramenta, a Veracel também ampliou a conectividade das áreas do viveiro, que agora são cobertas com wi-fi. Assim ,as informações são lançadas pelos trabalhadores com o uso de tablets. Dessa forma, o uso de papéis se tornou desnecessário, o que elimina o retrabalho e mitiga os erros de digitação. 

“Quando contratamos, identificamos que a ferramenta teria bastante potencial para ser desenvolvida conforme as necessidades da área de viveiro de mudas da Veracel e trabalhamos neste desenvolvimento juntamente com a INFLOR. Agora temos um sistema que gerencia as informações do viveiro de modo a facilitar o acompanhamento de cada etapa da produção de mudas com o envio de informações em tempo real para análise na base de dados da empresa”. 

-Rômulo Roberto Andronhuc, coordenador de Tecnologia da Informação da Veracel.

Benefícios da digitalização do viveiro

A implantação do INFLOR Forest 8 resultou em diversas recompensas:

✔️ Conseguimos atribuir maior integração entre os processos: de ponta a ponta, desde a produção de mudas até a colheita.

✔️ Diminuímos o número de erros e aceleramos os processos. 

✔️ Aprimoramos a experiência dos usuários.

✔️ A nova versão também evita a redigitação de dados, já que eles são lançados uma única vez, diretamente no app.

✔️ Promovemos a integração entre silvicultura e viveiro, inclusive, com rastreabilidade das mudas no viveiro.

“O INFLOR Forest 8 nos trouxe mais eficiência no lançamento e análise dos dados. Reduzimos o uso de formulários impressos pela equipe de campo, o que dá mais agilidade para a avaliação das informações. Isso nos permite ter dados muito mais confiáveis e poder controlar o processo de produção das mudas de ponta a ponta”. 

-Ihanny Lima, coordenadora de Produção de Mudas da Veracel. 

Como o INFLOR Forest pode ajudar na digitalização de processos?

Utilizar softwares de gestão é o meio mais adequado para digitalizar processos. O INFLOR Forest oferece tecnologia completa e exclusiva para o gerenciamento de toda a cadeia florestal. A ferramenta promove benefícios como simular cenários, traçar metas, calcular custos, apurar rendimentos e gerar indicadores de desempenho personalizados. 

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe para saber mais. Teremos prazer em ajudá-lo. 

Conheça o Blog da INFLOR!

Fique por dentro de nosso blog, porque aqui sempre encontrará informações valiosas para sua gestão florestal. Aproveite outros conteúdos que podem ser de seu interesse. 

3 mitos sobre florestas de eucalipto

Como minimizar os impactos da produção florestal nas comunidades

2021-10-01T19:53:39-03:00

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.