Qual é a importância da silvicultura no Brasil?

///Qual é a importância da silvicultura no Brasil?

Qual é a importância da silvicultura no Brasil?

Silvicultura é o termo utilizado para designar o estudo das soluções artificiais e naturais para melhoramento e regeneração de florestas. No Brasil, segundo dados da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS 2019), divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4.867 municípios brasileiros registraram produção florestal, cuja soma total atingiu R$20 bilhões. O estudo também apontou que os produtos madeireiros permanecem preponderantes no setor, respondendo por 97,3% do valor de produção da silvicultura

Para te ajudar a entender melhor sobre a importância da silvicultura no cenário nacional, nós, do Blog da INFLOR, preparamos este conteúdo especial, com tudo o que você precisa saber sobre o setor, além de dados e curiosidades. Continue a leitura para conferir! 

Veja também: Qual é o potencial das florestas energéticas no Brasil?

🎯 Quais são os objetivos da silvicultura?

O principal objetivo da silvicultura é acompanhar o crescimento e desenvolvimento das florestas, para que haja uma produção precisa e adequada de produtos ou serviços do setor madeireiro, sem impactar o ecossistema florestal. Também tem o intuito de suprir as necessidades do mercado, por meio de preferência pelos métodos de conservação, aplicação e uso consciente de florestas. Dessa forma, é uma ciência que preza conservação de biomas, além de restauração de recursos hídricos e da biodiversidade. Ela pode ser dividida em duas classes:

  • Silvicultura clássica = refere-se ao manuseio de florestas naturais, com base em produção que protege o ecossistema.
  • Silvicultura moderna = refere-se ao manuseio de florestas plantadas, por meio de soluções artificiais. 

🌲 A importância da silvicultura no país

A silvicultura desempenha papel indispensável no processo de reflorestamento no Brasil, já que atua contra os processos de erosão, desertificação e enfraquecimento do solo. Tem como função cuidar da exploração e manutenção racional das florestas, desde o pequeno agricultor às grandes indústrias madeireiras. De acordo com o Centro de Inteligência em Florestas, o país possui as melhores tecnologias na silvicultura do eucalipto, o que atinge cerca de 60m³/ha de produtividade, em rotações de sete anos. 

Entre os principais benefícios da silvicultura estão combate às pragas e controle de incêndios florestais a fim de evitar a alteração do equilíbrio natural da floresta. Além disso, elencamos mais algumas vantagens de destaque:

  • 📉 Queda na pressão sobre florestas nativas;
  • 🔄 Reaproveitamento de terras degradadas;
  • 💨Sequestro de carbono;
  • 💦 Proteção do solo e da água.

🌱​​ Floresta sustentável é resultado do manejo via silvicultura 

Por cuidar de todos os detalhes que envolvem o plantio de árvores em determinada área, a silvicultura é fundamental no manejo de florestas sustentáveis, já que os estudos que envolvem a técnica estabelecem tipo e quantidade de espécies que vão se adaptar melhor ao local escolhido e indicam como a introdução das plantas pode impactar o ecossistema. Dessa forma, todas as etapas da cadeia florestal são desempenhadas dentro de uma rigorosa política de respeito ambiental. 

📲 INFLOR Forest: a solução ideal para sua gestão florestal 

Gestor, agora que você conhece a importância da silvicultura no Brasil, reforçamos que é crucial contar com um software de gestão florestal para planejar e controlar todas as etapas da cadeia produtiva. Com o INFLOR Forest é possível, ainda, simular cenários, traçar metas, calcular custos, apurar rendimentos e gerar indicadores de desempenho personalizados. 

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe para saber mais. Teremos prazer em ajudá-lo. 

Até o próximo conteúdo! 

2021-06-16T15:44:10-03:00

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.