Como a gestão florestal ajuda a recuperar áreas degradadas?

///Como a gestão florestal ajuda a recuperar áreas degradadas?

Como a gestão florestal ajuda a recuperar áreas degradadas?

Recuperação de áreas degradadas é uma das inúmeras vantagens proporcionadas pela silvicultura. É um processo que, além de estar previsto na Constituição Federal, desempenha papel fundamental para evitar o desequilíbrio do ecossistema. Segundo dados de uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), divulgados em reportagem do jornal Folha Vitória, somente no Espírito Santo, são mais de 400 mil hectares de áreas que precisam ser recuperadas. 

Para te ajudar a entender melhor sobre como a gestão florestal pode ajudar a recuperar áreas degradadas, nós, do Blog da INFLOR, preparamos este conteúdo especial, com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Continue lendo para conferir!

Veja também: 5 vantagens de investir em sistema de gestão florestal

🤔 Como uma área degradada é identificada?

De acordo com as definições da Lei no. 9.985, de 18 de julho de 2000, uma área degradada é aquela que: “sofreu, em algum grau, perturbações em sua integridade, sejam elas de natureza física, química ou biológica”. Já no artigo 2º, são esclarecidos pontos importantes sobre o processo de restauração, que só acontece, de fato, quando há a “restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original”. Por outro lado,  para um ecossistema recuperado é previsto apenas que ocorra a “restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente da sua condição original”.

🦾 Quais são os desafios para recuperação de áreas degradadas?

A recuperação de áreas degradadas é cercada de desafios, o que reforça a importância de ter conhecimento e eficiência para lidar com a questão. Segundo especialistas no assunto, como é um processo lento, é preciso estabelecer metas, além de monitorar e registrar os avanços diários. A seguir, listamos mais alguns obstáculos comuns que precisam ser enfrentados para garantir restituição da área afetada.

  • ⏰ 1 – Tempo 

É preciso dedicar muito tempo de estudo, pesquisa e treinamentos para definir as estratégias mais adequadas para cada tipo de área e dano. 

  • 🌅 2 – Restabelecimento da estrutura

Como camadas superficiais e subsuperficiais podem sofrer danos profundos, que prejudicam o desenvolvimento ambiental, o restabelecimento da estrutura do ecossistema pode ser dificultado. 

🌱 Como a silvicultura pode ajudar no processo de recuperação?

Em linhas gerais, existem duas maneiras de promover a recuperação de áreas degradadas: por meio da regeneração espontânea ou pelas florestas plantadas. Nesse sentido, a silvicultura desempenha papel indispensável, tendo em vista que atua contra os processos de erosão, desertificação e enfraquecimento do solo, além de cuidar da exploração e manutenção racional das florestas, desde o pequeno agricultor às grandes indústrias madeireiras. 

📲 Tecnologia: essencial para recuperação de áreas

Gestor, agora que você entende a importância da gestão florestal para a recuperação de áreas degradadas, reforçamos que é crucial contar com um software de gestão florestal para planejar e controlar todas as etapas da cadeia produtiva. Com o INFLOR Forest é possível, ainda, simular cenários, traçar metas, calcular custos, apurar rendimentos e gerar indicadores de desempenho personalizados. 

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe para saber mais. Teremos prazer em ajudá-lo. 

💡 Conheça o blog do INFLOR Forest!

Fique por dentro de nosso blog, porque aqui sempre encontrará informações valiosas para sua gestão florestal. Aproveite outros conteúdos que podem ser de seu interesse. 

Entenda como a tecnologia tem ajudado no planejamento florestal

A importância do planejamento da colheita florestal

2021-06-16T15:45:15-03:00

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.