Floresta plantada é aliada da conservação de florestas naturais

///Floresta plantada é aliada da conservação de florestas naturais

Floresta plantada é aliada da conservação de florestas naturais

por Guilherme Brunoro

25 de julho de 2018

Floresta plantada é aliada da conservação de florestas naturais

No Brasil, cada hectare de floresta plantada contribui para conservar 0,7 hectare de matas naturais, segundo estima a Ibá

Desde o nascimento e ao longo da vida, a madeira e seus derivados estão muito presentes no dia a dia das pessoas. No berço, nos brinquedos, em portas, janelas, móveis, na geração de energia, sem falar na celulose, papel e seus derivados, além de resinas, tintas, colas e outros produtos. Segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), considerando toda a população do planeta, o consumo de madeira no mundo é de 3,5 bilhões de m3/ano, o que equivale a 875.000 km2 de floresta plantada. Isso significa 122 milhões de campos de futebol.

A estimativa é de que sejamos 9 bilhões de pessoas no mundo em 2050, o que pode duplicar ou até triplicar a demanda por madeira, segundo aponta a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Para suprir essa demanda, em um cenário de baixo carbono, energias renováveis e desmatamento líquido zero, estudos indicam que serão necessários 250 milhões de hectares adicionais de florestas plantadas no mundo, conforme informação disponível no site da Ibá (infográfico Múltiplos Usos da Madeira).

Plantar florestas renováveis, portanto, é fundamental para suprir a demanda por madeira preservando as matas naturais. Hoje, no Brasil, para cada hectare de floresta plantada há 0,7 hectare de áreas naturais preservadas. No Chile, por exemplo, há 0,25 hectare preservado para cada um plantado e 0,05 hectare na Austrália (fonte: Ibá). Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a vegetação nativa preservada ocupa 61% do território brasileiro, índice que supera em muito a área preservada de países da África, Ásia e Europa.

As florestas plantadas têm importante papel para ajudar a conservar a vegetação nativa. Além de serem importantes sob o aspecto ambiental, a atividade é relevante para a economia, gera emprego e renda. E o Brasil está na vanguarda deste segmento, desenvolvendo tecnologias que o colocam em destaque aos olhos do mundo quando o assunto é produtividade e sustentabilidade das florestas plantadas.

Importante ressaltar que algumas áreas de florestas renováveis cultivadas aqui vêm utilizando a mesma terra há 50 anos. Graças ao melhoramento genético e às técnicas de manejo, as empresas produtoras de florestas estão buscando – e vêm conseguindo – produzir mais madeira em menos área.

A tecnologia é importante aliada nesse processo, seja no campo da produção ou no campo da gestão. Avanços tecnológicos, como melhoramento genético e práticas de manejo mais produtivas, além de tecnologias como agricultura de precisão, realidade virtual e outros recursos cada dia mais presentes na vida das pessoas, têm permitido o desenvolvimento de softwares de gestão que embarcam soluções de ponta para o setor.

E é assim que o cultivo de florestas renováveis no Brasil vem contribuindo para conservar quase 6 milhões de hectares de áreas naturais e para colocar o país na vanguarda deste segmento. A INFLOR, líder em softwares de gestão florestal na América Latina, acompanha de perto o desenvolvimento do setor e vem contribuindo para o seu fortalecimento.

Guia com principais funcionalidades e benefícios do sistema INFLOR Forest

Saiba como as principais empresas do setor estão maximizando seus resultados através da  gestão eficiente de seus ativos florestais.

Para acessar é necessário o
cadastro de Nome e Email.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
2018-08-15T11:05:13+00:00