Digitalização de processos da cadeia florestal: por que é importante?

//Digitalização de processos da cadeia florestal: por que é importante?

Digitalização de processos da cadeia florestal: por que é importante?

Digitalização de processos tem se tornado crucial na rotina das empresas, uma vez que o perfil da população é cada vez mais tecnológico. O principal objetivo é que, por meio do uso de tecnologias como Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial, toda a cadeia florestal esteja conectada, o que garante mais agilidade e produtividade. Um exemplo significativo é sobre a execução de inventários florestais, que, antes, era feita por meio de montagem de diversas parcelas em campo, cubagem rigorosa e posterior rodagem dos dados. Hoje, esse procedimento pode ser realizado com auxílio de tecnologias de sensoriamento remoto para determinação dos parâmetros de volumetria dos talhões, por meio de processamento dos dados coletados por softwares especializados.

Gestor, para te ajudar a entender melhor quais os benefícios da digitalização de processos para sua gestão florestal, nós, do Blog da INFLOR, preparamos este conteúdo especial. Continue a leitura e confira! 

Veja também: 5 vantagens de investir em sistema de gestão florestal

O que é digitalização de processos?

Digitalização de processos é a migração de todo seu patrimônio informacional do ambiente físico para o digital. Ou seja, é a transferência de todos os documentos, registros, gráficos, projetos, tarefas, contratos e afins, feitos em papel, para softwares em computadores e/ou smartphones. É fundamental para que sua gestão florestal seja mais organizada, otimizada, assertiva e, claro, gere bons resultados. Além disso, você garante mais segurança para dados de extrema importância sobre a cadeia florestal, o que evita erros de apontamento e proporciona mais transparência. 

Digitalizar os processos da cadeia florestal vai ao encontro da revolução digital pela qual o mundo passa a cada instante. Dados revelados por meio de um estudo desenvolvido pela empresa de tecnologia Cisco Visual Networking Index apontam que o tráfego mundial de dados aumentou, somente neste ano, cerca de 7 vezes em comparação com 2017. O relatório também mostra que a população mundial tem mais celulares inteligentes (5,5 bilhões) do que contas bancárias (5,4 bilhões) e água canalizada (5,3 bilhões), por exemplo.

Quais são os benefícios da digitalização de processos?

A digitalização de processos da cadeia florestal faz parte do presente e, como especialistas apontam, será crucial para o futuro das organizações. Portanto, para te ajudar a entender melhor essa importância, listamos abaixo os principais benefícios de digitalizar processos

⏰ Otimização do tempo

Tempo é precioso no dia a dia das empresas. Há prazos a serem cumpridos e, por isso, ferramentas que agilizam as atividades são essenciais. Nesse sentido, a digitalização de processos é de extrema importância para otimizar o tempo de trabalho.

📉 Redução de despesas 

O uso de soluções digitais auxilia, também, na diminuição dos gastos da empresa e eliminação de desperdícios, como com uso de papel e gastos com contratação de equipe extra para registrar detalhes e resultados das etapas do planejamento florestal.

📈 Aumento na produtividade

A digitalização de processos permite que os funcionários deixem de realizar tarefas repetitivas e se dediquem a atividades que realmente sejam importantes. Além disso, a utilização de soluções digitais diminui a ocorrência de erros, os processos se tornam mais ágeis, eficientes, precisos e fáceis de serem organizados.

🔐 Mais segurança

A digitalização de processos baseada na Cloud Computing possibilita que dados sejam armazenados com segurança. Assim, é possível ter mais tranquilidade quanto à proteção das informações, uma vez que somente pessoas autorizadas terão acesso a elas. 

Como o INFLOR Forest pode ajudar na digitalização de processos?

Como citamos anteriormente, utilizar softwares de gestão é o meio mais adequado para digitalizar processos. O INFLOR Forest oferece tecnologia completa e exclusiva para o gerenciamento de toda a cadeia florestal. A ferramenta promove benefícios como simular cenários, traçar metas, calcular custos, apurar rendimentos e gerar indicadores de desempenho personalizados. 

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe para saber mais. Teremos prazer em ajudá-lo. 

Conheça o Blog da INFLOR!

Fique por dentro de nosso blog, porque aqui sempre encontrará informações valiosas para sua gestão florestal. Aproveite outros conteúdos que podem ser de seu interesse. 

A importância do planejamento da colheita florestal

Entenda como a tecnologia tem ajudado no planejamento florestal

2021-09-14T15:09:15-03:00

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.