Viação Águia Branca

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Viação Águia Branca 2017-11-23T17:55:42+00:00

Project Description

Viação Águia Branca

Empresa em posição de liderança no mercado de transportes e logística de todo o Brasil, a Viação Águia Branca transporta em média 11 milhões de passageiros por ano para sete estados das regiões Sudeste e Nordeste. Com qualidade e segurança no transporte de diferentes cargas, a Águia Branca aumenta cada vez mais seu foco de atuação no País.

No passado, o BackOffice da venda de passagem de todos os pontos da Viação Água Branca era parcialmente automatizado. Isso fez necessária uma solução para manter integrados os setores de gestão, oferecendo facilidade de uso e flexibilidade para todas as necessidades que viessem a surgir.

Prisma – Sistema robusto para gestão de venda de passagens

O Prisma é um sistema totalmente web desenvolvido pela ISG para unificar os processos, a venda de passagem, comercial (metas e comissão) e os controles fiscais da Viação Águia Branca.

O desenvolvimento do Prisma permitiu a visualização do saldo de agências, a gestão de todos os documentos, bem como a gestão comercial com metas de vendas de agências e o comissionamento de agências e bilheteiros.

Controlando todos os aspectos financeiros e de venda de passagem, a integração com os coletores de dados permitiu:

  • Agilidade no processo de conferência de caixa das agências
  • Transparência na contabilização da receita
  • Facilidade na apuração de falhas no processo pela auditoria
  • Visão comercial apurada do processo de vendas de passagem
  • Integração com o ERP (SAP) do Grupo Águia Branca

Sistema de Gestão de Motorista

O Sistema de Gestão de Motorista (GEMOT) se destaca entre os diferenciais de segurança do sistema de transporte da Viação Águia Branca. No GEMOT ficam armazenados todos os dados e resultados de exames feitos pelos motoristas antes e após as viagens, como teste de vigília e fadiga, bafômetro e entrevistas que avaliam as condições físicas e psicológicas dos motoristas.

Seguindo rigorosos procedimentos clínicos, 1500 motoristas ativos realizam todos os meses os exames que melhoram a qualidade do sono e da direção dos motoristas prevenindo distúrbios do sono e a fadiga excessiva motoristas durante as viagens.

Após a realização dos exames, os resultados ficam armazenados no sistema e ele indica se o motorista está apto a embarcar. Todos os dados oferecem, ainda, base para próximas consultas e histórico de dados para que os profissionais da medicina do sono possam tirar avaliações que auxiliem a escolha de motoristas. Entre as informações do sistema, estão:

  • Prontuário do motorista
  • Número de consultas realizadas
  • Resultado de exames
  • Permissões de cada motorista (Ex.: Se pode dirigir à noite ou não)
  • Controle de habilidade dos motoristas
  • Futuros exames e consultas

Sistema de Gestão de Ocorrências

O SGO (Sistema de Gestão de Ocorrências) é um sistema desenvolvido pela ISG para controlar as ocorrências que acontecem durante o período da viagem dos ônibus da Viação Água Branca. São registradas ocorrências de todas as naturezas como pneu furado, lâmpada quebrada ou elogios e reclamações feitos durante a viagem. Todos são enviados ao sistema e recebidos pelos responsáveis para que sejam apuradas e resolvidas.

Das mais de 2000 viagens monitoradas, são recebidas em média, 1300 ocorrências mensais – entre ocorrências operacionais e administrativas.

O SGO está integrado ao sistema de videomonitoramento de cada veículo que grava a visão do motorista durante o trajeto, melhorando a visibilidade de obstáculos nas estradas. Além disso, o sistema ainda avalia o tacógrafo de todos os veículos.

PES – Pesquisa e satisfação de Clientes da Viação Águia Branca

Para melhorar a qualidade dos serviços e estar cada vez mais perto dos clientes, a ISG desenvolveu o PES – Pesquisa e Satisfação de Cliente da Viação Água Branca para realizar constantemente pesquisas para avaliar a satisfação dos clientes com os serviços dos três segmentos de atuação da Viação: Passagens, Transporte de Encomenda e Aluguel de ônibus.

No passado, eram feitas apenas duas avaliações por ano com uma empresa contratada para fazer a consultoria. Mas isso não permitia bons dados para análise, pois eram feitas pesquisas com uma amostragem pequena e com uma quantidade restrita de pessoas.

A abrangência dos serviços da Viação Água Branca fez necessário um software que fosse capaz de capturar esses dados via web. Dessa necessidade surgiu o PES. O sistema envia um e-mail para cada cliente após viagens com perguntas que avaliam a opinião do cliente sobre os serviços oferecidos pela empresa.

Com o sistema é possível montar formulários de pesquisa dinâmicos com perguntas e opções de respostas diferentes. É um software que se ajusta totalmente às necessidades da empresa em diferentes momentos. Outra facilidade do sistema é a possibilidade de monitorar também o número de pesquisas enviadas e, dessas, quantas foram respondidas.

O PES pode ser utilizado para pesquisa com passageiros e também para a locação para turismo. Neste caso, o e-mail é enviado ao responsável pelo contrato uma pesquisa sobre a satisfação com os serviços.

Das 90 mil vendas por mês, são enviadas 30 mil pesquisas, com uma média de retorno de 3 mil respostas.

Facilidades

  • Pesquisa e resultados em tempo real
  • Pesquisa 100% personalizável
  • Custo baixo em relação ao método utilizado anteriormente

SIGET – Sistema de Gestão de Turismo

O SIGET foi desenvolvido pela ISG para substituir o sistema utilizado anteriormente pela Viação Águia Branca para fazer toda a gestão do setor de Turismo da Viação Água Branca e Salutaris. Entre os principais pontos de melhoria que o Sistema de Gestão oferece estão a facilidade de uso e a flexibilidade de adaptação do sistema a qualquer necessidade da VAB.

O sistema utilizado anteriormente dificultava o acesso das unidades e era afetado pela lentidão que atrapalhava o desenvolvimento do negócio.

Com o SIGET, tornou-se possível:

  • Gerar orçamentos rapidamente com características pré-configuradas
  • Controlar a venda após o fechamento
  • Consultar novas metas de venda
  • Avaliar o impacto das vendas
  • Controlar a preparação, controle e encerramento da viagem
  • Controlar ocorrências da viagem e troca de motoristas
  • Controlar o encerramento da viagem: fechamento e tacografia da viagem

Ao todo, são 11 unidades operacionais que utilizam o sistema pelo Brasil e mais de 4 milhões de quilômetro comercializados de turismo por ano.

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