Project Description
Usina São Martinho implanta sistema GISagri da INFLOR
Integração e otimização de processos
A necessidade de integração e de otimização de acesso às informações da Usina exigiram a implantação do GISagri. A base cartográfica melhorou a gestão de uso do solo e também garantiu o acesso aos dados geográficos integrados com todos os dados operacionais. Com isso, toda a equipe tem acesso aos dados.
A Solução
Para integrar as informações e permitir o acesso off-line, foi implantado o GISagri, ferramenta que gestão de ativos biológicos. Todo o processo foi dividido em quatro fases principais:
Desafios
Os dados topográficos das fazendas do grupo São Martinho eram armazenados em CAD ou shapefiles por cada propriedade. Com isso, os dados não ficavam em uma base unificada, dificultando o acesso correto e ágil aos mesmos. Além disso, era difícil integrar informações geográficas com as operacionais, incluindo a rastreabilidade das informações entre safras.
1ª Fase – GISagri Desktop
O GISagri Desktop foi instalado em Maio/2013 e, a partir deste momento, o processo de saneamento de dados para regularização de todas as fazendas do grupo em um geodatabase centralizado foi iniciado.
O produto permitiu ao grupo São Martinho realizar o saneamento das informações com a equipe interna através de uma ferramenta amigável e intuitiva.
2ª Fase – GISagri Connect
Com parte de sua base de dados geográficos já saneada, o projeto partiu para a fase de conexão dos dados geográficos com os dados alfanuméricos (dados operacionais do ERP Agrícola).
O módulo GISagri Connect foi implantado em Dezembro/2013 e permitiu ao grupo uma maneira fácil de espacialização das informações operacionais bem como a total rastreabilidade das mesmas entre as safras e ou retalhonamentos.
3ª Fase – GISagri Maps
A fase seguinte, consistiu na implantação do GISagri Maps. Este módulo permitiu ao grupo o compartilhamento das informações espaciais de maneira fácil e inteligente.
- Acesso aos mapas temáticos, através da web, por computadores ou dispositivos móveis (tablets, celulares, etc.)
- Configuração para envio periódico de mapas temáticos em PDF através de e-mail ou armazenamento na rede corporativa.
- Integração e detalhamento dos dados alfanuméricos através de cubos BI.
- Restrição das informações compartilhadas através de perfis de segurança.
- Pesquisas, sobreposições, registros de eventos entre outras funcionalidades.
4ª Fase – GISagri Mobile
A última fase do projeto foi a implantação da ferramenta GISagri Mobile que teve o objetivo de compartilhar as informações de mapas vetoriais, imagens, geocodificadores e rotas de modo off-line no campo.
Com isso foi possível começar a acompanhar dados de tratos, colheita, solos, pragas, ocorrências e demais informações do processo agrícola de modo desconectando no campo para tomar decisões assertivas economizando tempo e sempre utilizando o “onde” como principal referência.
Opinião de quem decidiu transformar seu negócio
“O GISagri veio ao encontro com as necessidades do Grupo São Martinho, uma vez que uma base cartográfica bem estruturada é o alicerce para uma melhor gestão de uso do solo. Podemos elencar dentre os benefícios já obtidos com a estruturação do geodatabase e utilização do GISagri, a redução de tempo e de trabalho dedicados à espacialização das informações e criação de mapas temáticos; a garantia de acesso rápido e aleatório aos dados geográficos integrados com os dados operacionais; e garantia da sanidade e governança dos dados, com padronização, confiabilidade e rastreabilidade. Estamos muito otimistas quanto aos resultados que ainda poderemos alcançar com esta parceria estabelecida com a INFLOR, que vão desde a redução de custos até a democratização da informação dentro do grupo, por meio de um GIS corporativo.”
Conheça o GISagri
Nossa solução para Gestão Agrícola ajuda sua empresa na governança das informações, com padronização de processos, confiabilidade e rastreabilidade