Big Data na gestão florestal: otimização de processos e resultados

//Big Data na gestão florestal: otimização de processos e resultados

Big Data na gestão florestal: otimização de processos e resultados

Empresas do setor florestal, cada vez mais, têm apostado no Big Data – conceito que descreve o grande volume de dados que são gerados a cada segundo – para auxiliar na organização, desempenho e otimização de processos e resultados. O grande diferencial está na possibilidade de cruzar esses dados para obter insights rápidos e estratégicos. Um estudo realizado pela MicroStrategy, em parceria com a consultoria global de pesquisa Hall & Partners, revelou que, no Brasil, 60% das empresas já utilizam o Big Data para orientar estratégias e adaptações necessárias nos negócios.

Para te ajudar a entender a importância da sua empresa fazer parte dessa estatística, nós, do Blog da INFLOR, preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre o uso de Big Data na gestão florestal. Continue lendo e confira! 

Veja também: Entenda como INFLOR Forest pode contribuir com sua gestão florestal

✔️ Conheça os 5 Vs do Big Data

Antes de apresentarmos os benefícios promovidos pela utilização de Big Data na gestão florestal, é preciso conhecer os fatores que o compõem, essenciais para análises eficazes, também conhecidos como “5 Vs do Big Data”. 

  • Volume

O primeiro fator que compõe o Big Data é o volume de dados gerados a cada segundo. É essa quantidade obtida que pode ser transformada em inteligência e estratégia para sua empresa. 

  • Variedade

Quanto mais dados e fontes sua empresa tiver, maior é a complexidade para trabalhá-los, mas, também, maiores são as possibilidades de gerar informação útil. 

  • Velocidade

Devido ao grande volume e variedade de dados, o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias. 

  • Veracidade

A veracidade dos dados obtidos está ligada diretamente ao quanto uma informação é verdadeira.

  • Valor

O último V é o de valor. É preciso entender o contexto e necessidade para gerar informações que de fato sejam úteis para sua gestão florestal

📲 Vantagens do Big Data para o setor florestal

Na jornada rumo ao futuro, Big Data, Analytics, Machine Learning, IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês) e Inteligência Artificial são termos que devem se tornar cada vez mais comuns no segmento florestal – e já são realidade nas principais empresas de base florestal do país.

“A produtividade de uma floresta tem sua variação de acordo com um grande e complexo número de combinações que têm relação com variáveis climáticas, nutrição, manejo, material genético, ocorrências florestais, entre outras. Com uso do Big Data, é possível esclarecer  a relação entre cada variável, objetivo e o impacto de cada combinação de cenário.” 

-Carlos Albuquerque, CEO da INFLOR.

Com posse da base de dados do Big Data florestal transformada em informação, a inteligência artificial é inserida para auxiliar na tomada de decisões em etapas como, por exemplo, implantação ou rebrota de uma área de acordo com histórico e sua consequência em produtividade/custo do próximo período; execução de atividades de manejo para minimização de riscos e decisões de antecipação ou postergação de corte. 

📊 Importância da análise de dados

Os pilares que sustentam o Big Data estão nos 5 Vs, mas toda a inteligência estratégica fica por conta da análise de dados, já que, se essa não for criteriosa, será impossível gerar insights para direcionar a tomada de decisão. O processo da análise passa por inspecionar os dados e criar hipóteses para realizar testes com o objetivo de melhorar ou entender um determinado cenário e seus padrões. Por isso, é uma etapa fundamental e não deve ser negligenciada. 

🖥️ Conheça o INFLOR Forest e potencialize sua gestão 

Quer saber mais sobre esse assunto e como o INFLOR Forest trabalha o Big Data? Acompanhe nosso blog que em breve traremos mais conteúdos. Enquanto isso, aproveite outros posts que podem ser de seu interesse: 

Entenda como a tecnologia tem ajudado no planejamento florestal

A importância da colheita no planejamento florestal

Até o próximo!

2021-05-07T16:36:04-03:00

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.