A tecnologia por trás das árvores plantadas

///A tecnologia por trás das árvores plantadas

A tecnologia por trás das árvores plantadas

por Guilherme Brunoro

09 de julho de 2018

A tecnologia por trás das árvores plantadas

O Brasil é referência em produtividade florestal e por trás desse desempenho, além dos investimentos em pesquisa, estão os softwares de gestão.

Com sua dimensão continental, o Brasil tem 7,8 milhões de hectares de plantios florestais e o setor brasileiro de árvores plantadas, mesmo ocupando menos de 1% do território nacional, responde por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais. Os dados são do Relatório Anual 2017 da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que reúne as principais empresas e associações do setor de árvores plantadas e seus diversos segmentos de atuação. O Brasil é referência em produtividade florestal e por trás desse desempenho, além dos investimentos em pesquisa, estão os softwares de gestão que contribuem para que as intervenções e os resultados sejam cada vez mais precisos.

A agricultura de precisão requer gestão também precisa e os softwares desenhados com esse propósito contribuem para que se alcance resultados cada vez melhores. O eucalipto, que responde por mais de 70% dos plantios florestais no Brasil, leva em torno de 6-7 anos para chegar ao ponto de colheita e ter uma gestão eficaz durante o crescimento da floresta é fundamental, seja qual for a espécie cultivada. A importância da boa gestão continua no pós-colheita, seja qual for o destino da madeira.

Os softwares orientam a definição e execução do manejo, além da análise econômica dos resultados, com modelagens de crescimento e produção. Também orientam a melhor logística envolvendo a colheita e o transporte da madeiragestão fiscal e outros aspectos relacionados ao negócio. Os gestores do negócio têm a possibilidade de tomar decisões de forma mais ágil e eficaz a partir do uso das ferramentas adequadas.

Os avanços da tecnologia, como a internet das coisas, realidade virtual e outros recursos cada dia mais presentes na vida das pessoas, têm permitido o desenvolvimento de softwares de gestão que embarcam soluções de ponta. Acompanhar à distância o desempenho dos plantios florestais e tomar decisões eficazes e rápidas fica mais fácil com esses recursos. Por meio do recurso da mobilidade, informações colhidas em campo são acompanhadas em tempo real nos centros de decisão.

“A tecnologia está muito presente em cada plantio florestal. Conhecer este segmento é fundamental para desenvolver soluções adequadas e alinhadas às necessidades de cada negócio”, destaca Guilherme Brunoro, gerente de Marketing e de Ecossistemas da INFLOR, empresa com mais de 20 anos de experiência nesse campo e que é líder em softwares de gestão florestal na América Latina.

Guia com principais funcionalidades e benefícios do sistema INFLOR Forest

Saiba como as principais empresas do setor estão maximizando seus resultados através da  gestão eficiente de seus ativos florestais.

Para acessar é necessário o
cadastro de Nome e Email.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
2018-07-11T11:04:20+00:00