A importância da gestão florestal para pequenos negócios

blog_logo_brAlguns empresários e gestores de microempresas se questionam sobre a verdadeira finalidade da gestão florestal. Há, inclusive, quem desconheça a possibilidade de conduzir seus ativos florestais por meio de tecnologias de última geração e consultores especializados em planejamento, operações e produtividade. Acompanhe, a seguir, 4 tópicos que explicam a importância de uma gestão florestal para pequenos negócios:

#1- Planejamento estratégico
Com uma gestão florestal bem implementada, é possível realizar planejamentos estratégicos de curto, médio e longo prazo, que reduzem consideravelmente as probabilidades de insucesso no manejo dos ativos, desenvolvimento produtivo e colheita. Isso é feito por meio de estudos de espaçamentos, dosagens, rendimentos, análises do solo e folhas, dentre outros fatores indispensáveis à produção florestal.

#2- Melhora contínua dos processos
A gestão permite a implantação de melhorias sempre que for detectada uma falha ou novas necessidades nos processos florestais, já que os sistemas são elaborados com foco na rastreabilidade de operações. Isso significa que os gestores poderão “mapear” todos os processos no campo para otimizar suas etapas e eliminar erros que impedem o crescimento do negócio.

#3- Pesquisas de viabilidade de custos x eficiência
A gestão florestal também possibilita a realização de pesquisas de custos e rendimentos durante o investimento em insumos, mudas, equipamentos, material genético e recomposições de reservas, por exemplo. Ou seja: é possível antecipar o gerenciamento orçamentário de forma inteligente e precisa, descobrindo a viabilidade econômica de cada projeto florestal.

#4- Manejo florestal integrado
Quando a empresa escolhe uma gestão realizada por consultores especializados, o manejo florestal pode ser integrado com soluções tecnológicas que são capazes de monitorar a floresta em todos os seus ciclos, além de cruzar dados complexos para gerar conclusões automatizadas − cálculos de hectares, tempo mínimo e máximo de crescimento, melhores fases para plantio e colheita, etc. O resultado disso é uma visão 360° da floresta, que permite maior controle da cadeia produtiva e, por consequência, tomadas de decisões descomplicadas, com base nas informações integralizadas do campo.

Por fim, fica claro que a gestão florestal é indispensável para reduzir os riscos dos investimentos de pequenos produtores. Seja qual for o produto final da floresta, é essencial buscar uma consultoria com ampla expertise para aumentar a produtividade e competitividade do seu negócio no mercado.

O conteúdo deste artigo é uma iniciativa da INFLOR em parceria com a BR Gestão Florestal, resultado de uma aliança estratégica entre as empresas.

Vanderson

Sobre Vanderson Fernandes
Engenheiro Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. MBA Gerenciamento de Projetos pela FGV- Campinas – São Paulo, cursos de educação executiva em – Empreendedorismo e Gestão Estratégica de Empresas – Babson College – Massachussetts – USA e Gerenciamento Avançado em Projetos – University of La Verne – California – USA. Possui grande experiência na Gestão de Planejamento Florestal incluindo as áreas de Inventário e Geoprocessamento, Gestão de Processos Ambientais e Certificações, Gerenciamento de Projetos, Implantação e manutenção de Projetos Lean Six Sigma , Implantação e Manutenção de Sistema de Gestão Florestal, Gestão de Ativos Florestais destacando-se a Compra de Terras, de Florestas, Arrendamento e Fomento Florestal.
2019-04-30T15:54:07-03:00

2 Comentários

  1. Gilmar Roberto Romani 25/01/2016 em 00:06 - Responder

    Estarei em Vitória ES de 08 a 12 fevereiro 2016.
    Gostaria de agendar uma audiência para conhecer o vosso programa para pequenos negócios florestais.
    Grato
    Gilmar Roberto Romani
    49 84354878

    • Guilherme Brunoro 27/01/2016 em 20:11

      Prezado Gilmar, boa tarde! Será um prazer recebê-lo na INFLOR. Amanhã farei contato para entender melhor sua necessidade.
      Atenciosamente,
      Guilherme Brunoro

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.